Farsa da boa política

Governo do Estado instituiu o Comitê Integrado de Combate à Seca

O governador Teotonio Vilela Filho assinou ontem, quarta-feira (30), o decreto que institui o Comitê Integrado de Combata à Seca em Alagoas
Por Agência Alagoas 03/05/2012 - 10:21

ACESSIBILIDADE

Governo do Estado instituiu o Comitê Integrado de Combate à Seca

O governador Teotonio Vilela Filho assinou, nesta quarta-feira(30), o decreto que institui o Comitê Integrado de Combata à Seca em Alagoas. O comitê vai coordenar e acompanhar ações que irão reduzir os efeitos da seca nos municípios que decretarem Situação de Emergência. “É uma forma de acompanharmos as ações e as demandas de forma permanente, de modo que sejam feitos encaminhamentos para o Governo Federal para que, assim, tenhamos nossas necessidades atendidas”, reforçou Vilela.

 

Para instituir o comitê, o governador convocou todos os prefeitos dos municípios que sofrem com problemas de estiagem. Na reunião, Teotonio repassou as informações sobre as medidas relacionadas ao combate à seca adotadas pelo Ministério da Integração Nacional na última reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, ocorrida na sexta-feira Entre as conquistas obtidas em parceria com o Governo Federal, Teotonio Vilela anunciou o Bolsa Estiagem no valor de 400 reais, que é direcionado aos agricultores que não tiveram acesso ao Seguro Safra.

 

Para os criadores, a novidade é que o milho para consumo dos animais será vendido pela Companhia Nacional de Abastecimento, Conab, por 18 reais, quando o preço normal é 35 reais. O governador também anunciou a liberação da linha de crédito emergencial especialmente para produtores do Semiárido, por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste.

 

Ficou estabelecido que o agricultor familiar terá um limite de 12 mil reais, com juros de 1% e prazo de 10 anos para pagamento; já o pequeno produtor terá disponível até 100 mil reais, com juros de 3% ao ano, com prazo de oito anos para pagar, e o setor do agronegócio terá um crédito também de até 100 mil reais, com juros de 3,5% e prazo de cinco anos para quitação da dívida. Ainda durante o encontro, o governador determinou que a primeira reunião do Comitê Integrado de Combata à Seca em Alagoas ocorra nesta quinta-feira, às dez da manhã, no Palácio República dos Palmares.

 

 

BOLSA ESTIAGEM

O governador Teotonio Vilela Filho assinou nesta quarta-feira, durante reunião com prefeitos dos municípios atingidos pelos efeitos da estiagem, um decreto de criação do Comitê Integrado de Combate à Seca. Na oportunidade, o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas, falou sobre as ações para agricultura. O encontro foi realizado no Palácio República dos Palmares, em Maceió, e contou com a participação de outros secretários do Governo do Estado, além de gestores de órgãos públicos federais e deputados. 

 

O comitê será composto por membros de Secretarias do Governo do Estado, da Defesa Civil, dos Ministérios do Desenvolvimento Social, Minas e Energia e Desenvolvimento Agrário e Exército Brasileiro. Durante a reunião, o governador Teotonio Vilela citou algumas ações que beneficiam os agricultores familiares alagoanos, entre elas a concessão de um empréstimo de emergência, que poderá ser obtido por meio do Banco do Nordeste.

 

“Conversei com o presidente do banco e ele me explicou que, mesmo os municípios onde haja agricultores com débitos anteriores poderão fazer novos empréstimos”, citou o governador. De acordo com as regras para a concessão de empréstimos por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Pronaf, em municípios onde houver determinado percentual de inadimplência – geralmente 15% - as novas concessões ficam bloqueadas. Por conta da situação de emergência provocada pela estiagem, esse quesito não será considerado para novos empréstimos.

 

SEPLANDE SECA

O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, participou nesta quarta-feira da reunião com o governador Teotonio Vilela Filho e parte do secretariado, que instituiu o Comitê Integrado de Combate à Seca em Alagoas.

 

A Seplande dará todo o apoio necessário às ações a serem desenvolvidas pelo Comitê, mantendo sua equipe técnica à disposição dos órgãos envolvidos e das prefeituras dos municípios afetados pela estiagem. Na opinião do secretário, todas as ações emergenciais devem ser tomadas o quanto antes, para que se evite o agravamento da situação vivida pela população das áreas atingidas, já bastante sofrida pelas condições climáticas que limitam a agricultura e a pecuária.

 

Durante a reunião de hoje, o governador Teotonio Vilela Filho anunciou a liberação de crédito emergencial para produtores do semiárido, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste. Além disso, os agricultores que não tiveram acesso ao chamado Seguro Safra, vão poder contar com a Bolsa Estiagem, no valor de 400 reais. Para os criadores, a boa notícia é a redução no preço do milho para consumo dos animais, que passou de 35 para 18 reais, adquirido diretamente da Companhia Nacional de Abastecimento.. 

 

CHUVAS EM ALAGOAS

Em reunião que instituiu, nesta quarta-feira, o Comitê Integrado de Combate à Seca, o governador Teotonio Vilela Filho, secretários de Estado e prefeitos dos municípios que sofrem com a estiagem foram apresentados aos dados meteorológicos de Alagoas para os próximos meses.  

 

Os dados das chuvas em Alagoas foram apresentados pela diretora meteorológica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fabiana Carnaúba. Alagoas está com um quadro de chuvas abaixo da média desde janeiro de 2012, especificamente nas áreas do Agreste, Sertão do São Francisco e Sertão.

 

O relatório da reunião confirmou que as análises preliminares do monitoramento pluviométrico realizadas pelos centros estaduais indicam uma intensificação do quadro de estiagem apresentado nos últimos meses, com temperaturas dentro da média e probabilidade de 75% de chuvas abaixo e dentro da normalidade para o Estado.

 

GOVERNADOR PROCURADORES

O governador do Estado Teotonio Vilela Filho, secretários, procuradores de Estado, entre outras autoridades participarão nesta quinta-feira da solenidade de posse dos procuradores do Conselho Superior da PGE e da nova diretoria da Associação dos Procuradores de Estado, eleitos para o biênio 2012/2014. O evento será realizado no auditório da PGE, a partir das  cinco da tarde. 

  

GOVERNADOR DESENVOLVE

Os diretores da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas se reuniram, nesta quarta-feira, com o governador de Estado, Teotonio Vilela Filho, e o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes. Na reunião, foram apresentados os resultados obtidos durante os três anos de existência da instituição.

 

 Na ocasião, o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Carlos Quintiliano, apresentou os principais programas de fomento que a instituição vem desenvolvendo desde 2009, quando foi criada. Os trabalhos são voltados para diversas áreas, entre elas a agricultura, comércio, serviços, turismo e meio ambiente, gerando um investimento de quase 15 milhões de reais. No encontro, o governador Teotonio Vilela Filho destacou a importância dos trabalhos desenvolvidos pela Agência de Fomento de Alagoas para o crescimento dos pequenos negócios no Estado.

 

JOGOS BRITÂNICOS

A estudante Beth Samara da Silva, 17 anos, da Escola Estadual Romeu de Avelar, vai representar Alagoas nos jogos escolares britânicos, o UK School Games. Nesta quarta-feira, a jovem viajou para Londres ao lado da sua tutora, a professora de Inglês Niedja Balbino.

 

A ação é fruto do Programa Inspiração Internacional, desenvolvido pela embaixada do Reino Unido no Brasil em diversas escolas da rede pública brasileira. Durante seis meses, Beth, entre outras ações, desenvolveu um projeto voltado ao resgate das cantigas de roda em uma creche da rede municipal.

 

As atividades da estudante foram descritas em relatório encaminhado a uma comissão do Inspiração Internacional, que a escolheu, junto com outro estudante de Pernambuco, para participar de um treinamento de voluntários do UK School Games. Já Luan Celi, também da Escola Romeu de Avelar, viaja para a capital britânica no mês de junho. Ele será o único estudante brasileiro a participar do revezamento da tocha olímpica, um dos mais importantes momentos na abertura dos jogos de Londres.

 

O estudante comenta que foi escolhido pelo destaque em sua atuação também na escola e por ter se esforçado em aprimorar o inglês durante os quatro anos em que fez parte do Programa Inspiração Internacional.

 

 

DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA

Alunos que cursam os últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio nas escolas do Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas participarão, nessa quinta e sexta-feira, de atividades dinâmicas relacionadas ao Dia Nacional da Matemática.

O Projeto Malba Tahan reúne em exposição, pesquisas, trabalhos lúdicos, textos e curiosidades sobre a vida e a obra do professor de matemática Júlio César de Mello e Souza, que motivou a criação da data e cujo pseudônimo deu nome ao projeto. As apresentações serão realizadas das oito às onze da manhã e das duas às seis da tarde, no ginásio de esportes do Cepa.

 

CURSOS SERVIDORES PÚBLICOS

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão Pública e da Escola de Governo de Alagoas, visando qualificar as habilidades técnicas dos servidores públicos, deu inicio nesta quarta feira a um novo Programa de Capacitação Intensiva em Instrução Processual a exemplo do que ocorreu em 2011, quando aproximadamente mil servidores dos diversos órgãos e regiões administrativas receberam treinamentos em áreas de Gestão Pública. 

Este ano a nova fase do programa teve início em Maceió com uma programação que acontece esta semana e na próxima semana completando 40 horas de capacitação.

 

 POLO DE MARECHAL DEODORO

A ampliação e modernização do Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela foram discutidas nesta quarta-feira, em reunião realizada na sede da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico. Com representantes da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, do Sindicato da Indústria do Plástico de Alagoas e da Braskem, o secretário Luiz Otavio Gomes traçou um panorama geral do projeto que vai fortalecer o complexo industrial localizado em Marechal Deodoro. 

 

Foram apresentados aspectos da atual estrutura do Polo, detalhando pontos como segurança, iluminação pública e acessos a novas áreas. Com a presença do diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas, Álvaro Menezes, e do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ivã Vilela, também foram tratadas questões referentes ao fornecimento e distribuição de água no Polo. Algumas propostas de melhoramento dessas questões foram debatidas e servirão de base para o projeto final.

 

Durante o encontro, foi definido um grupo de trabalho responsável pela elaboração do projeto, que deverá ser entregue até o início do mês de junho.

 

DIA DAS MÃES

Acessórios, bolsas, celulares, eletrodomésticos, flores, perfumes e roupas são alguns dos presentes mais comercializados no Dia das Mães. Faltando menos de duas semanas para a data tão especial, o Procon realizou uma pesquisa de preços de artigos femininos nas principais lojas de Maceió. 

 

Entre os dias 24 e 27 de abril, os pesquisadores do órgão percorreram cerca de 20 estabelecimentos comerciais e analisaram os preços de mais de 140 produtos, entre roupas e eletrodomésticos. A pesquisa completa pode ser acessada pelo www.procon.al.gov.br/pesquisas-de-precos/2012/dia-das-maes.

 

EMPRESA PORTUGUESA

O secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Keylle Lima, recebeu o diretor-presidente da Casal, Álvaro José Menezes da Costa, e o representante da Tecnilab, Manoel Moura, para tratar da possível instalação da empresa portuguesa no Estado. A reunião aconteceu na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, nesta quarta-feira. 

 

A empresa pretende se instalar em Alagoas para expandir seus negócios no Brasil, e posteriormente em outros países da América Latina. Especializada na fabricação de válvulas automáticas de controle, equipamentos de segurança industrial e equipamentos de controle de energia elétrica, há cerca de 30 anos, a Tecnilab apresenta soluções inovadoras para controles hidráulicos.


Encontrou algum erro? Entre em contato