Família Corleone

Gravações mostram envolvimento de delegado da Polícia Federal com Carlos Cachoeira

A Operação Monte Carlo descobriu que a quadrilha chefiada por Carlos Cachoeira tinha uma vasta rede de proteção formada por policiais militares, civis e federais que eram acionados para defender os interesses do grupo
Por Brasília 01/05/2012 - 10:17

ACESSIBILIDADE


Gravações feitas pela Polícia Federal mostram como a quadrilha do bicheiro Carlos Cachoeira contava com a ajuda de policiais para retirar e substituir máquinas caça-níqueis em poder da Polícia Civil. As investigações mostram que até um delegado da Polícia Federal fazia parte da quadrilha do bicheiro.

Além de todo o apoio político, as escutas da Polícia Federal vão deixando cada vez mais explicito que a quadrilha de Cachoeira contava também com o apoio de policiais: militares, civis e federais.

Segundo a Polícia Federal, vídeos mostram a quadrilha recuperando máquinas caça-níqueis apreendidas que estavam em um depósito da Polícia Civil.

Primeiro, falsos técnicos de informática conseguem entrar durante a noite no depósito onde as máquinas estão guardadas para escolher o que levar. Na manhã seguinte, um caminhão sai do depósito, escoltado por um carro onde estariam integrantes da quadrilha. Logo depois, um caminhão foi filmado entrando em um galpão.

De acordo com a Polícia Federal, as máquinas que interessavam à quadrilha foram trocadas por outras mais velhas e estragadas, que depois foram devolvidas para o mesmo depósito da Policia Civil.

A Operação Monte Carlo descobriu que a quadrilha chefiada por Carlos Cachoeira tinha uma vasta rede de proteção formada por policiais militares, civis e federais que eram acionados para defender os interesses do grupo. Mesmo assim, essa rede não foi capaz de impedir que Cachoeira fosse preso.

Um dia antes da Operação Monte Carlo, o bicheiro Carlos Cachoeira recebeu uma ligação do delegado da Polícia Federal Fernando Byron, que aparece em uma imagem feita pela Polícia Federal saindo do carro de Cachoeira. Byron é suspeito de passar informações sigilosas para o grupo.

Carlos Cachoeira: Oi, doutor.
Fernando Byron: Guerreiro, eu fui convocado para uma operação. O destino é Brasília. Está levando a superintendência todinha. Mas não tem nada a ver com a gente. Pode ficar tranquilo.
Carlos Cachoeira: É amanhã cedo?
Fernando Byron: Deve ser, porque a gente está saindo agora duas e meia.

Depois do telefonema do delegado, Cachoeira ficou desconfiado e tentou descobrir sobre o que era a operação da PF, mas não conseguiu confirmar a informação e acabou preso no dia seguinte.

O delegado da PF, Fernando Byron, citado na reportagem, também foi preso no dia da Operação Monte Carlo e liberado cinco dias depois. Ele não foi encontrado para comentar as denúncias.


Encontrou algum erro? Entre em contato