Fervendo

CPI de Cachoeira tem novas revelações já no primeiro dia

Surgiram novas gravações envolvendo o governador de GO com Carlinhos Cachoeira.Marconi Perillo nega que tenha recebido dinheiro do bicheiro
Por G1, Bom dia Brasil 26/04/2012 - 11:26

ACESSIBILIDADE


Em Brasília, surgiram novas gravações envolvendo o governador de Goiás com Carlinhos Cachoeira.Marconi Perillo nega que tenha recebido dinheiro do bicheiro.

Tucanos, como governador Marconi Perillo, lembraram que ele já pediu para ser ouvido na comissão. Quem também pode ser ouvido é o governado do Distrito Federal, Agnelo Querioz, do PT. Aliás, na madrugada desta quinta-feira (26), ele estava em um bar no centro de Brasília com o deputado federal Romário. O bar foi assaltado. Bandidos roubaram os clientes, mas não perceberam a presença dos dois. Tudo isso a poucos quilômetros do Congresso Nacional, onde foi a primeira sessão da CPI mista.

Sessão concorrida. A primeira da CPI que apenas decidiu pedir cópia de tudo que foi investigado até agora.

E não por falta de pedidos. Já são 163. A maioria pra quebra de sigilo e convocações de envolvidos no esquema do bicheiro Carlos Cachoeira.

“Nós vamos analisar os documentos. Se for necessário, é claro que nós vamos convidar as autoridades para que venham a essa CPMI”, afirma o relator da CPI, o deputado Odair Cunha, do PT.

E as denúncias não param. Segundo o blog do jornalista Mino Pedrosa, que trabalhou com Carlos Cachoeira, o governador de Goiás, Marconi Perillo recebeu R$ 500 mil em uma caixa de computador, como parte do pagamento de negócios com o bicheiro. A entrega teria sido feita pelo ex-vereador do PSDB de Goiás, Wladimir Garcez, dentro do Palácio das Esmeraldas.

Gravações feitas com autorização da Justiça, no dia 10 de junho de 2011, mostram Carlinhos Cachoeira conversando com Geovani Pereira da Silva, um dos principais responsáveis financeiros da quadrilha. Relatório da Polícia Federal diz que os diálogos se referem à entrega de dinheiro no palácio do governo de Goiás.

Geovani: E aí, posso mandar?
Carlinhos: Pode. Manda ele esconder ai.
Geovani: ‘Tá’ numa caixa de computador, né?
Carlinhos: ‘Tá’.

Dois minutos depois os dois voltam a conversar e o bicheiro fala onde será a entrega.

Carlinhos: Você contou?
Geovani: Acabei de conferir.
Carlinhos: Então lacra aí, entrega pro Gleybão entregar pro Wladimir lá na praça lá, ele tá lá na praça, lá perto do palácio. Fala pra ele passar lá e deixar.
Geovani: Ok.

Em nota, o governador Marconi Perillo disse que é irresponsável, leviana, inverídica e despropositada a história toda. Ele afirma que nunca tratou no palácio de qualquer assunto que não fosse de interesse do governo de Goiás. O PSDB, partido de Perillo, disse que ele vai falar na CPI.

“É bom lembrar que o próprio governador do PSDB ontem, falando ao País, manifestou a posição que gostaria de participar, esclarecer todos os fatos à CPI”, diz o deputado Bruno Araújo.

Quem se antecipou foi o novo presidente da construtora Delta, Carlos Alberto Verdini, que chegou ao Congresso cheio de documentos. A Delta , segundo a polícia, também estaria envolvida no esquema do bicheiro Cachoeira. Ele deixou a papelada na CPI, sem querer conversa. Horas antes havia sido preso, em Goiânia, um ex-diretor da Delta, Cláudio Abreu. Segundo o Ministério Público do Distrito Federal, ele teria pago propina a um servidor do governo do DF.

Além de Claúdio Abreu, outras três pessoas foram presas e estão no departamento de polícia especializada em Brasília. Um dos diretores da Delta em São Paulo, Heraldo Puccini, está sendo procurado.

Na quarta-feira (25), o advogado do senador Demóstenes Torres entregou a defesa dele ao conselho de ética do Senado. Foi pedido o arquivamento do processo que pode levar a cassação do mandato.

Ainda na quarta-feira (25), o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff assistiram no Palácio da Alvorada a um documentário sobre a transição do governo dele para o dela. Sobre a CPI mista do Cachoeira, se tinham acertado os ponteiros, o ex-presidente disse que o relógio dos dois é suíço, jamais vai ter que atrasar ou adiantar. Que os dois nunca têm que acertar ponteiros.


Encontrou algum erro? Entre em contato