Tempo encerrado

Termina o prazo para Demóstenes entregar defesa ao Conselho de Ética

Órgão vai analisar quebra de decoro pelo elo com Carlinhos Cachoeira. Relator deve apresentar parecer preliminar sobre o caso depois do feriado
Por Do G1, em Brasília 25/04/2012 - 10:48

ACESSIBILIDADE


Vence nesta quarta-feira (25) o prazo para o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) entregar a defesa prévia no processo aberto no Conselho de Ética do Senado que pode levá-lo à cassação do mandato. O órgão vai analisar se houve quebra de decoro parlamentar por conta do envolvimento do senador com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Nesta terça, Demóstenes esteve no Senado, mas não adiantou o que vai alegar na peça. Disse que seu advogado, Antonio Carlos de Almeida Castro, definiria ainda na tarde desta quarta a linha de defesa.  "Vou conversar com o advogado amanhã [quarta-feira] e definir todo o resto [...] Ele é quem vai definir", disse o senador. 

Gravações da Polícia Federal na Operação Monte Carlo apontam que o parlamentar teria usado o mandato para beneficiar Cachoeira, preso em fevereiro durante operação da Polícia Federal.

A defesa será entregue por escrito e será analisada pelo senador Humberto Costa (PT-PE), relator do caso no Conselho de Ética. Costa afirmou que pretende entregar seu parecer na semana que vem, após o feriado, no dia 2 ou 3 de maio.

Depois, os integrantes do Conselho terão cinco dias úteis para analisar o parecer. Eles podem decidir pelo arquivamento do caso ou pelo aprofundamento das investigações.

Votação
Demóstenes esteve na tarde desta terça no plenário do Senado, onde participou da votação em dois turnos que aprovou a proposta de resolução 72/11, que unifica em 4% a alíquota do Imposto sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrada sobre produtos importados em operações interestaduais. O senador afirmou que votou contra a proposta. "Votei a favor do estado de Goiás, contra a resolução", afirmou.


Encontrou algum erro? Entre em contato