Teia de aranha

Começa CPI que vai investigar ligação de políticos com Carlinhos Cachoeira

O Supremo Tribunal Federal ainda vai investigar três deputados envolvidos com o bicheiro
Por Brasília 25/04/2012 - 10:19

ACESSIBILIDADE

Começa CPI que vai investigar ligação de políticos com Carlinhos Cachoeira



Começa nesta quarta-feira (25) a funcionar a CPI que vai investigar a relação de políticos e empresas com Carlinhos Cachoeira. E o Supremo Tribunal Federal vai investigar três deputados envolvidos com o bicheiro.


Ontem, o presidente do Senado, José Sarney, resumiu bem o que espera da CPI mista: um tempo de muitas revelações e muitas turbulências.


O Supremo Tribunal Federal decidiu: três deputados também serão investigados pela relação com o bicheiro Carlos Cachoeira: Stepan Nercessian (PPS-RJ), Carlos Leréia (PSDB-GO) e Sandes Júnior (PP-GO).


O cerco vem se fechando para os suspeitos de envolvimento com o esquema. O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, também deve ser alvo de inquérito, segundo o procurador geral da República, que fez o pedido ao Superior Tribunal de Justiça instância responsável por julgar governadores.


No Congresso, a CPI para investigar a relação de Cachoeira com políticos e empresas começa a funcionar nesta quarta-feira (25). Com maioria governista, terá votos para barrar, por exemplo, convocações e pedidos de quebra de sigilo.


A escalação foi anunciada em sessão. E o comando da CPI já se reuniu. O presidente é do PMDB, senador Vital do Rego. O relator, escolhido a dedo pelo Palácio do Planalto, é o petista Odair Cunha. No primeiro encontro, um desejou boa sorte ao outro. Quanto às investigações, os depoimentos, agora, não são prioridade.


“Com relação aos depoimentos, vou ouvir o relator antes de ter minha própria posição”, Vital do Rêgo“. Nós precisamos, no primeiro momento, ter os dois inquéritos da Polícia Federal que estão no Supremo, porque eles serão, digamos, o elemento de partida pra nossa investigação futura”, aponta Odair Cunha.


“É um péssimo sinal. Nós temos que ouvir de início. A análise de documentos se dá concomitantemente aos depoimentos”, destaca Álvaro Dias.


Os documentos têm as conclusões da Polícia Federal, mas só devem começar a ser analisados em 15 dias. No material, há também as gravações telefônicas que revelam o esquema e como a quadrilha operava, segundo investigadores.


Em uma das gravações, Cachoeira conversa com Idalberto Matias, o Dadá, apontado como um dos principais auxiliares do bicheiro. Eles combinam um suborno a um funcionário de uma operadora de telefonia celular para a quadrilha obter grampos ilegais, segundo a polícia.


Dadá: Bicho, é o seguinte: a gente tem que molhar a mão de alguém lá, entendeu? Os caras não fazem no amor, tem que dar um café pros caras.
Cachoeira: Quantos telefones deu, quantas mensagens? Quantos telefones que ele te deu ? Da mulher dele e do rapaz?
Dadá: Isso.
Cachoeira: Então, anota mais um aí. Anota mais um e pega as mensagens desse também.


A CPI tem prazo de seis meses para terminar os trabalhos, mas como é ano eleitoral, o presidente da CPI mista, o senador Vital do Rego já disse que em julho, antes do recesso parlamentar de férias, vai conversar com os parlamentares para decidir se os trabalhos serão ou não suspensos.


O senador Demóstenes Torres, agora sem partido, deve apresentar hoje sua defesa ao Conselho de Ética do Senado e o relator terá cinco dias para dizer se Demóstenes quebrou ou não o decoro parlamentar.

 


Encontrou algum erro? Entre em contato