Preparando o gatilho

Partidos finalizam indicações nesta terça para instalar CPI do Cachoeira

Principal dúvida é nome a ser indicado pelo PT para relatar a investigação. CPI terá 6 meses para apurar elo de Cachoeira com políticos e empresas
Por Do G1, em Brasília 24/04/2012 - 09:27

ACESSIBILIDADE

Partidos finalizam indicações nesta terça para instalar CPI do Cachoeira

O Congresso Nacional marcou sessão conjunta entre deputados e senadores para as 19h30 desta terça-feira (24) para instalar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que irá investigar as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos e empresas. É o último passo para o início dos trabalhos, que depende ainda da indicação de todos os nomes dos parlamentares que irão integrar a CPI mista.

A principal dúvida está no deputado a ser indicado pelo PT para a relatoria da CPI. O ocupante do cargo é responsável pelos requerimentos para ouvir testemunhas e investigados, além de pedir informações. Ao final da investigação, o relator fecha o parecer a ser enviado para o Ministério Público com as conclusões. Os mais cotados para a função são os deputados Paulo Teixeira (PT-SP) e Odair Cunha (PT-MG).

OS TITULARES DA CPI ANUNCIADOS PELOS PARTIDOS
DEPUTADOS
Nome e estado Partido
Íris de Araújo (GO) PMDB
Luiz Pitiman (DF) PMDB
Carlos Sampaio (SP) PSDB
Fernando Francischini (PR) PSDB
Onix Lorenzoni (RS) DEM
Gladson Cameli (AC) PP
Paulo Foletto (ES) PSB
Rubens Bueno (PR) PPS
Protógenes Queiroz (SP) PC do B
Filipe Pereira (RJ) PSC
Miro Teixeira (RJ) PDT
Silvio Costa (PE) PTB
Maurício Quintella Lessa (AL) PR
SENADORES
Nome e estado
Partido
Fernando Collor (AL) PTB
Vicentinho Alves (TO) PR
Alvaro Dias (PR) * PSDB
Jayme Campos (MT) * DEM
Cássio Cunha Lima (PB) * PSDB
Aloisio Nunes Ferreira (SP) * PSDB
Jarbas Vasconcelos (PE) * PMDB
Randolfe Rodrigues (AP) * PSOL
* O bloco da minoria no Senado ainda definirá se será titular ou suplente. Dentre seis senadores indicados pelo bloco, três serão titulares e três, suplentes.
Fonte: bancadas dos partidos no Congresso

 

A primeira reunião da CPI deve ocorrer nesta quarta, quando os integrantes deverão fechar um cronograma de trabalho, que será conduzido pelo presidente da comissão. O indicado para o posto é o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).

A CPI terá seis meses para investigar os fatos, mas o período pode ser prorrogado. Uma comissão de inquérito tem poderes para pedir quebra de sigilo fiscal e telefônico. Ao final, um relatório sobre a investigação será encaminhado para o Ministério Público Federal, que poderá tomar medidas judiciais cabíveis nas áreas cível ou criminal.

O texto de requerimento da CPI, apoiado por 396 deputados e 72 senadores, diz que ela irá investigar "práticas criminosas desvendadas pelas operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal, com o envolvimento do senhor Carlos Augusto Ramos, conhecido vulgarmente como Carlinhos Cachoeira, e agentes públicos e privados".

Além das relações com políticos e autoridades, a PF descobriu ligação de Cachoeira com a construtora Delta, uma das maiores contratadas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), carro-chefe dos investimentos em infraestrutura do governo federal.

Indícios de tráfico de influência nas contrataçõoes e suspeitas de irregularidades nas obras levaram a Controladoria-Geral da União a abrir processo para declarar a empresa inidônea, o que pode impedi-la de firmar novos contratos com o governo.

Entre os deputados já anunciados para tocar a investigação, existe o temor de que o governo interfira para evitar desgastes ao Planalto. "Temos a desconfiança de que o governo pode blindar, pode fazer manobras. Mas eu vou deixar essa desconfiança de lado e partir para aquilo que efetivamente pode-se cumprir para este bom momento para o Parlamento", disse Rubens Bueno (PPS-PR).

"Dos que eu sei até agora, todos são parlamentares com currículo. É impossível nessa CPI surgir qualquer tipo de 'operação abafa'. Nós não teremos tropa de choque do governo nem tropa de choque da oposição", afirmou Silvio Costa (PTB-PE).


Encontrou algum erro? Entre em contato