Intimação

Renan Calheiros afirma que Vital do Rêgo será indicado para presidir CPI

Comissão foi criada ontem, quinta-feira (19) em sessão do Congresso. Prazo para indicações termina na próxima terça-feira (24)
Por Do G1, em Brasília 20/04/2012 - 09:48

ACESSIBILIDADE

Renan Calheiros afirma que Vital do Rêgo será indicado para presidir CPI

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), afirmou na noite desta quinta-feira (19) que o senador Vital do Rêgo (PB) será o indicado do partido para presidir a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investigará as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos, autoridades e empresários.

O requerimento que cria a CPI foi lido nesta quinta em sessão do Congresso Nacional. Regimentalmente, a presidência da comissão caberá a um senador do PMDB, e a relatoria, a um deputado do PT, que são as maiores bancadas das duas Casas. Os dois cargos são os mais importantes da CPI.

"O Vital é o nome do PMDB para a presidência [da CPI]. Pelo cenário, o PMDB é que vai assumir a presidência. Confirmando este cenário, o senador [Vital] já disse que aceita", afirmou o líder do PMDB.

G1 tentou contato com o senador Vital do Rêgo, mas segundo a assesoria ele está em viagem. O senador não atendeu as ligações.

 

Indicações
O prazo oficial para as indicações termina na próxima terça-feira (24), mas muitas legendas já anteciparam os nomes dos indicados. Na terça, haverá nova sessão do Congresso Nacional (que reúne deputados e senadores) para que seja feita a instalação da CPI. Nessa sessão, serão oficializados os nomes dos titulares e suplentes da comissão.

Apesar de o requerimento que criou a CPI informar que a comissão terá 15 deputados e 15 senadores (com distribuição proporcional pelas bancadas), o regimento do Congresso Nacional prevê uma vaga extra em cada casa a ser destinada a um partido que não tenha bancada necessária para ter direito a participar da comissão. No Senado, essa vaga será destinada ao PSD. Na Câmara, ao PC do B.

Na Câmara, 13 dos 16 deputados já foram anunciados. No início da noite, o PP, que havia anunciado como titular Iracema Portella (PI), informou que indicará Gladson Cameli (AC). Somente o PT não apresentou seus nomes.


Encontrou algum erro? Entre em contato