Dama de copas

Carmen Lúcia é a primeira mulher a assumir a presidência do TSE

A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha começou a carreira como advogada, foi procuradora do estado de Minas Gerais, professora de direito constitucional e se tornou ministra do STF, em 2006, e do TSE, em 2009
Por Brasília 19/04/2012 - 10:59

ACESSIBILIDADE

Carmen Lúcia é a primeira mulher a assumir a presidência do TSE

Em Brasília, esta quinta-feira (19) é dia de posse. O ministro Ayres Britto assume a presidência do Supremo Tribunal Federal, a mais alta corte do nosso país, no lugar de Cesar Peluso. Mas a posse nesta quarta-feira (18) foi no Tribunal Superior Eleitoral. Pela primeira vez, em 80 anos da história, uma mulher assumiu a presidência do tribunal. E foi bonita a cerimônia.

Na homenagem delicada à nova presidente do TSE, o hino nacional foi tocado em uma harpa. A solenidade foi prestigiada pela presidente Dilma Rousseff, ministros, juízes, políticos e advogados. Ao deixar a presidência do TSE, o ministro Ricardo Lewandowski elogiou a sucessora: “saio da presidência do TSE confortado pela certeza de ser sucedido por uma magistrada digna, lúcida e competente”.

A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha começou a carreira como advogada, foi procuradora do estado de Minas Gerais, professora de direito constitucional e se tornou ministra do Supremo Tribunal Federal, em 2006, e do TSE, em 2009.

A primeira mulher a comandar o Tribunal Superior Eleitoral assumiu o cargo 80 anos depois que as mulheres conquistaram o direito ao voto no Brasil.

No discurso, Cármen Lúcia falou do desafio de dar mais agilidade e eficiência à Justiça e defendeu a imprensa livre. “Não há eleições seguras e honestas sem a ação livre, presente e vigilante da imprensa, a cumprir papel determinante em benefício do poder do povo”, declarou a nova presidente do TSE.

A presidente lembrou que, nas eleições municipais deste ano, a Lei da Ficha Limpa vai estar em vigor e fez um apelo ao eleitor. “Nenhuma lei do mundo substitui a honestidade, a responsabilidade e o comprometimento do cidadão. A eleição mais segura e honesta é aquela em que cada cidadão vota limpo”, declarou.

A ministra Cármen Lúcia assumiu falando em comprometimento do cidadão.


Encontrou algum erro? Entre em contato