Pelas beiradas

'Estou retomando os trabalhos aos poucos', diz Demóstenes no plenário

Senador responde a inquérito no STF e a processo no Conselho de Ética. Acusado de ter vínculo com bicheiro, ele recebeu cumprimentos de colegas
Por Do G1, em Brasília 19/04/2012 - 08:48

ACESSIBILIDADE

'Estou retomando os trabalhos aos poucos', diz Demóstenes no plenário

Alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal e de um processo no Conselho de Ética que pode cassar seu mandato, o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) compareceu ontem,quarta-feira (18), à sessão do Senado, após um período de afastamento do plenário, onde permaneceu por cerca de 15 minutos.

Investigação da Polícia Federal indica que Demóstenes usou o mandato em favor do bicheiro Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal em fevereiro sub a acusação de chefiar uma quadrilha de jogo ilegal em Goiás.

"Estou retomando os trabalhos aos poucos", disse o senador. Devido às denúncias, Demóstenes renunciou à liderança do DEM na Casa e depois pediu desfiliação do partido. Nesta quarta, ele afirmou que não pretende usar a tribuna do Senado antes de apresentar sua defesa no Conselho de Ética, o que está previsto para o dia 25. "Depois do Conselho eu vou falar", afirmou o senador.

A última aparição de Demóstenes no Senado foi no último dia 12, no Conselho de Ética, quando afirmou que provaria sua inocência.

'Recepção muito boa'
Logo que chegou ao plenário, o senador recebeu abraços e cumprimentos de parlamentares que estavam no plenário. O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) foi um dos quese aproximaram. Ambos conversaram rapidamente, antes de Demóstenes falar com o senador Pedro Taques (PDT-MT).

Os três mantinham relação próxima no Senado e costumavam atuar afinados em pronunciamentos enfáticos, da tribuna, em defesa da ética e da moralidade na política. O grupo se autointitulava "os três mosqueteiros".  O PSOL é autor do requerimento no Conselho de Ética que pede a investigação de Demóstenes por quebra de decoro parlamentar.

"Eu disse para ele que a nossa missão é assegurar a ele o processo legal de defesa. Ele disse que entende nossa postura, os procedimentos que tomamos", disse Randolfe.

Ao final da conversa, Randolde deu mais um abraço a Demóstenes. "Eu desejei boa sorte a ele. O que é político precisa ser separado da questão pessoal. É claro que a relação não é mais a mesma de antes, mas eu desejei boa sorte", completou.

Na saída, Demóstenes falou poucas palavras. "A recepção foi muito boa", disse.


Encontrou algum erro? Entre em contato