Determinação corrupta

Renan Calheiros não quer abrir mão do comando da cassação de Demóstenes Torres

Conselho de Ética deve sobrar para Moka
Por Congresso em Foco 11/04/2012 - 11:24

ACESSIBILIDADE

Renan Calheiros não quer abrir mão do comando da cassação de Demóstenes Torres

Sobrou para o Moka
Famoso em Brasília por promover todo ano a concorrida festa do porco no rolete, o senador de primeiro mandato Waldemir Moka (PMDB-MS) quer assar o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). Ele quer presidir o Conselho de Ética, e Renan, que não quer perder o comando, só tem a ele. Eles se reuniram a portas fechadas ontem várias vezes, e Moka desconversa, mas ambos ganham tempo e tratam do tema. Renan levará o nome ao presidente do Congresso, senador José Sarney, que deve sacramentá-lo. Moka quer vitrine para se candidatar ao governo do Mato Grosso do Sul em 2014. Só tem medo de pagar um preço agora: mesmo com voto aberto no Conselho, ficar com o voto de minerva sobre o futuro de Demóstenes, e com todo o ônus de ser contra ou a favor da cassação.

Vingança
É questão de honra para Renan, a quem cabe a indicação, o comando do Conselho. Ele não esquece que Demóstenes contribuiu para a sua queda no Senado em 2009.

Mandato relâmpago
Se Sarney acolher a demanda, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), empurrado para a presidência por força do regimento por ser o integrante mais velho, não vai durar muito no cargo.

Bol$a$
O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) abraçou a causa das universidades comunitárias para que as dívidas – milionárias – de muitas delas sejam convertidas em cessão de bolsas de estudos. Ele vai se reunir amanhã com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e pedir uma Medida Provisória.

‘Boletim’ no vermelho
O deputado vai levar uma lista de universidades endividadas por impostos com o governo federal. Um dos exemplos é a URCAMP, de Bagé (RS), que acumulou R$ 150 milhões em dívidas tributárias. Quer trocar isso com 14 mil bolsas para 20 anos.

O algoz
Os senadores Vital do Rego (PMDB-PB) e Welington Dias (PT-PI) – o primeiro abdicou da presidência e o segundo a desejou – querem a relatoria do processo de Demóstenes Torres no Conselho de Ética do Senado. A decisão sai amanhã.

Sobre rodas
Em 2015 Lages (SC) terá uma montadora chinesa de caminhões. Protocolo foi assinado ontem em São Paulo. A Sinotruck espera faturar R$ 1 bilhão por ano no país.

Peixe na rede
Quem liga para o Ministério da Pesca se delicia, na espera, com uma musiquinha de um ‘tenor’ em que cita as espécies de peixes do Brasil no cardápio nacional.

Confusão mineira
O senador Aécio Neves, presidenciável do PSDB, ficou brabo com declaração recente do prefeito de BH, Márcio de Lacerda, de que ele é Dilma em 2014. Lacerda, do PSB, venceu apadrinhado principalmente pelo tucano.

Pré-campanha
O ex-senador José Neri (PSOL), que ontem andava pelos corredores do Congresso, avisou que pretende ser candidato à prefeitura de Abaetetuba (PA). Para se viabilizar quer o apoio do PCdoB, a exemplo da dobradinha em Belém.

Fogo amigo?
Eduardo Braga mal foi alçado a líder do Governo no Congresso e o PT deseja tê-lo candidato à prefeitura de Manaus. Fogo amigo, há quem garanta. E é o suplente de senador João Pedro (PT-AM). Diz que as negociações estão ‘maturadas’.

Garantia
O presidente da CCJ no Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), dá como certa hoje a aprovação de relatório paralelo do senador Armando Monteiro (PTB-PE) sobre a proposta que unifica a alíquota do ICMS de importação.

Mas…
A gritaria é grande, e pelo menos seis estados que perdem receita são contra. O relator do projeto, Ricardo Ferraço (PMDB-ES) considera a matéria inconstitucional.

Vaivém
O Planalto afirmou em nota que Olavo Noleto, subchefe de Assuntos Presidenciais, fica no cargo, ao contrário do divulgado na imprensa. E que não há ligação dele com Cachoeira.

Ponto Final
“CPI do Cachoeira não pode ser uma grande cascata”
Deputado Chico Alencar (PSOL-RJ)


Encontrou algum erro? Entre em contato