Pai, afasta de mim esse cálice!

Demóstenes força Conselho de Ética do Senado a eleger presidente

Conselho se reúne nesta terça para escolher novo ocupante do cargo. PMDB busca novo nome para lugar de Vital do Rego, inicialmente indicado
Por Do G1, em Brasília 10/04/2012 - 09:27

ACESSIBILIDADE

Demóstenes força Conselho de Ética do Senado a eleger presidente

Após sete meses sem presidente, o Conselho de Ética do Senado se reúne nesta terça-feira (10), a partir das 14h, para escolher o novo ocupante do cargo.

 

A eleição do Conselho de Ética teve de ser marcada devido à representação protocolada pelo PSOL há duas semanas contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). O PSOL pede a abertura de processo no conselho para verificar se houve quebra de decoro parlamentar por Demóstenes, suspeito de envolvimento com Carlos Augusto Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal sob suspeita de chefiar uma quadrilha de jogo ilegal. Devido às denúncias, Demóstenes se desfiliou do DEM.

 

O PMDB, dono da maior bancada e que por isso tem a prerrogativa de indicar o presidente do conselho, indicou para o cargo o senador Vital do Rego (PMDB-PB). Mas o partido desistiu na noite desta segunda porque ele é corregedor do Senado e não conseguiu contornar a incompatibilidade de acumular os dois cargos, segundo o líder Renan Calheiros (PMDB-AL). Em razão disso, Calheiros admite até a possibilidade de ceder a presidência do conselho para outro partido, caso não consiga, antes da reunião, encontrar um nome dentro da bancada.

 

"Amanhã [terça] nós vamos escolher o presidente do Conselho de Ética, independente do meu nome ou não", afirmou Vital do Rêgo.

 

O cargo de presidente do conselho está vago desde setembro do ano passado, quando o senador João Alberto Souza (PMDB-MA) pediu licença para assumir uma secretaria estadual no Maranhão.

 

Desde então, o conselho não havia sido provocado para analisar nenhuma representação. A demora na escolha do novo presidente tem sido motivo de críticas por parte de alguns parlamentares da Casa, especialmente pela demora em analisar a representação do PSOL.

 

"É claro que é gozação nacional o nosso Conselho de Ética. O presidente sai, afasta-se - está há não sei quanto tempo numa secretaria de estado e pronto, não aconteceu nada. Não aconteceu nada, Agora vão discutir se deve ou não deve ser nomeado um novo presidente", criticou o senador Pedro Simon (PMDB-RS).


Encontrou algum erro? Entre em contato