Alfinetadas

Dilma critica 'retórica agressiva' em relação ao programa nuclear do Irã

Brics defenderam 'solução com diálogo' para a crise no Irã. Brasil acha 'extremamente perigosa' medidas de bloqueio, disse Dilma
Por Do G1, em Brasília 29/03/2012 - 13:43

ACESSIBILIDADE

Dilma critica 'retórica agressiva' em relação ao programa nuclear do Irã

A presidente Dilma Rousseff criticou nesta quinta-feira (29), após reunião de cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) o que chamou de "retórica agressiva" para tentar solucionar a tensão internacional provocada pelo programa nuclear iraniano. Ela também avaliou como "extremamente perigosas" medidas de bloqueio comercial com o Irã.

"O Brasil não concorda com processos retóricos de elevação do nível de discussão. Acha extremamente perigosas medidas de bloqueio de compras com Irã. Não temos comércio, mas compreendemos que outros países têm e precisam dessas compras. Achamos que é necessário que haja no âmbito do direito internacional, no âmbito da ONU, todas as tratativas buscando previnir conflitos. Em vez da retórica agressiva, se use diante do direito internacional, o direito dos países usarem energia nuclear para fins pacíficos, assim como nós fazemos", afirmou Dilma em coletiva de imprensa após a IV Reunião de Cúpula dos Brics, em Nova Déli, capital indiana.

Dilma pediu ainda que a Agência Internacional de Energia Atômica deve atuar para que "as partes baixem o nível da retórica e se entendam."

Um comunicado de todas as nações dos Brics pediu solução "por meio do diálogo".

No caso da Síria, os cinco países pediram no comunicado final do encontro "o fim imediato da violência e das violações dos direitos humanos" e a promoção do diálogo que "reflita as aspirações legítimas de todos os setores da sociedade síria", assim como o respeito de sua "independência, integridade territorial e soberania".


Encontrou algum erro? Entre em contato