Educação no campo

Pronacampo receberá investimento de R$ 1,8 bilhão, diz Dilma

Plano pretende melhorar condição da educação para moradores do campo. Mais de 3 mil escolas serão construídas em áreas rurais até 2014
Por Do G1, em São Paulo 26/03/2012 - 09:37

ACESSIBILIDADE


A presidente Dilma Rousseff afirmou na manhã desta segunda-feira (26) que o Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo) irá receber R$ 1,8 bilhão de investimentos para melhoria da ensino nas áreas rurais do país. Informação foi divulgada no programa de rádio "Café com a Presidenta".

O projeto beneficiará mais de 30 milhões de pessoas que vivem em comunidades quilombolas e rurais em todo o país, segundo informações do governo. Rousseff contou que o programa será lançado para aqueles que querem estudar e trabalhar no campo, sem precisar ir para as cidades para ter uma formação universitária.

"A educação tem um papel estratégico, transformador, e ela precisa ser garantida a todos os brasileiros, sem exceção. O Pronacampo, ele faz parte do nosso esforço de garantir oportunidades para que, sobretudo, as novas gerações possam estudar, se desenvolver e transformar este país em uma grande nação", afirmou.

Três frentes
Classificado como "audacioso" por Dilma, o Pronacampo apresenta três frentes: reforma e construção de escolas, melhores condições de transporte e formação de professores.

De acordo com o plano, mais de 30 mil escolas serão reformadas e outras 3 mil serão construídas até 2014. O tempo integral nos colégios será instituído através do programa "Mais Educação" para 5 mil alunos neste ano. Algumas escolas também receberão alojamentos para alunos que moram muito longe de seus colégios. São as chamadas "Escolas de Alternância", em que os estudantes intercalam períodos que vão de duas semanas a um mês na escola e em casa.

O transporte escolar receberá novos investimentos. Está prometido mais de 8 mil ônibus e 2 mil lanchas, além da distribuição de 180 mil bicicletas e capacetes para as crianças e os jovens do campo.

A formação de professores também será melhorada. Segundo o governo, dos 342 mil professores que dão aula para alunos da zona rural, mais da metade não tem curso superior. A meta do Pronacampo é qualificar 145 mil professores até o ano de 2014.

Pronatec
Trabalhadores rurais poderão fazer cursos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para os trabalhadores do campo. As áreas disponibilizadas são em agroecologia, fruticultura, zootecnia, piscicultura e apicultura.


Encontrou algum erro? Entre em contato