Caminho das Índias

Dilma Rousseff está na Índia para participar da reunião de cúpula dos Brics

'Discussão de integração deve ser menos defensiva', diz Miriam Leitão
Por g1, Bom dia Brasil 26/03/2012 - 09:30

ACESSIBILIDADE

Dilma Rousseff está na Índia para participar da reunião de cúpula dos Brics

A presidente Dilma Rousseff está na Índia. Ela vai participar da reunião de cúpula dos Brics, o grupo de economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia e China. A África do Sul também estará no encontro.

A presidente leva na bagagem a preocupação em proteger a indústria nacional. Ela também está preocupada em aproveitar as oportunidades. De 2001 para cá o comércio entre os países dos Brics aumentou 150%.

Nessa reunião vai se discutir a questão urbana. O Brasil já é urbanizado. A China e a Índia, não. Empresas brasileiras podem oferecer serviços, não só matérias-primas.

Um banco de fomentos, nos moldes do Banco Mundial, só para estes países, seria interessante. A Índia precisa de um banco dessa forma. O país têm cinco mil empresas com ações em bolsas. Elas se financiam no mercado.

Uma questão importante a ser discutida é a competitividade. Uma pesquisa da escola de negócios de Harvard mostra que os Estados Unidos perderam muito na indústria durante os últimos dez anos.

No mundo inteiro está se discutindo a perda de competitividade, não é só no Brasil. Nos Estados Unidos eles têm a vantagem da moeda desvalorizada. Mas não é só a moeda que pesa, é necessário investir em educação e inovação.

A discussão brasileira de integração tem que ser menos defensiva. Deixar de criar medidas protecionistas e saber o que mais a gente pode fazer para ficar mais eficiente. Uma delas é investir na inovação.


Encontrou algum erro? Entre em contato