Em família

Parecer da Câmara “inocenta” neto de Sarney

Departamento jurídico da Mesa Diretora da Câmara não vê irregularidade na contratação de empresa de neto de Sarney por quatro deputados – entre eles, Zequinha Sarney, pai do empresário -, informa Leandro Mazzini na coluna Esplanada
Por Congresso em Foco 22/03/2012 - 12:25

ACESSIBILIDADE


Está no prelo o parecer do departamento jurídico da Mesa Diretora da Câmara que inocenta Gabriel, o filho do deputado Zequinha Sarney (PV-MA) e neto do presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), cuja empresa presta serviços pagos por cota parlamentar de pelo menos quatro deputados. Zequinha diz que rescindiu contrato antes de o filho virar sócio da Metagov, em novembro. Ato da Mesa proíbe contrato entre deputados e firmas de parentes de até terceiro grau. O parecer, encaminhado à Corregedoria, indica que não há irregularidades e dá brecha para tráfico de influência.

Precavidos

De qualquer forma, outros deputados clientes, Roberto Freire (PPS-SP), Renan Filho (PMDB-AL) e Júlio Delgado (PSB-MG) anunciaram rescisão de contrato.

Escândalo, por Jefferson

Presidente do PTB, Roberto Jefferson revelou no seu blog que casal poderoso de Brasília deve se separar por descoberta de que o homem engravidou uma jovem.

De castigo, por ser…

O sargento do Exército Laci Marinho de Araújo, que se declarou gay, ficará preso por um ano, três meses e 15 dias. A pena foi mantida em sessão realizada ontem pelo Superior Tribunal Militar. Ele infringiu os crimes de calúnia e desacato contra um superior, por conta de uma declaração feita ao programa Super Pop, da RedeTV.

Conexão Cerrado-Lisboa

O presidente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado, lidera comitiva de empresários em Portugal, de segunda a quarta que vem, atrás de investidores para a região do cerrado.

Suco amargo

Nenhum deputado se interessou pela relatoria sobre as consequências da fusão da Citrosuco e Citrovita. A proposta foi feita ano passado na subcomissão de Agricultura, que produziu com sucesso pareceres sobre as fusões Perdigão-Sadia e Marfrig-Seara.

Água fria

Semanas depois do passeio em Marselha, na França, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara debate hoje o Pacto das Águas firmado lá.

Quero meu coldre

Guardas municipais voltam à carga para regulamentar a atividade nos municípios. Fazem uma manifestação nacional em Brasília no dia 23 de maio.

Mordomia & ciumeira

Com a mudança para a nova sede, os administradores da ANTT discriminam servidores efetivos da agência. Houve distribuição de vagas na garagem apenas para os ocupantes de cargos de nível superior e para os servidores políticos – comissionados e requisitados.

Será, será?

Num cantinho da Câmara ontem flagraram os mensaleiros Valdemar da Costa Neto (PR-SP) e o ex-deputado petista Professor Luizinho, assustados. “Será que vamos perder?”, indagou Valdemar. Ambos são réus no STF no processo do mensalão.

Afago com alfinete

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) parabenizou  o ingresso de Clésio Andrade no PMDB, mas com pontas de alfinetada. Clésio foi seu vice quando o tucano foi governador de Minas no primeiro mandato. Romperam e trocam farpas discretas.

Alô, Tarso!

Outrora na vitrine nacional, o governador gaúcho Tarso Genro anda distante do debate em Brasília. Citam sua ausência sobre a distribuição dos royalties do petróleo. E não deu as caras na terça no Congresso, onde dezenas de colegas debateram novo ICMS.

Novo mercado

A média salarial dos profissionais no mercado digital subiu 35,3% em 2011, mostra segunda edição da pesquisa da Associação Brasileira das Agências Digitais.

Bula tributária

O Sindusfarma lançará livro com estudo sobre o custo abusivo dos impostos para o desenvolvimento do país. A ‘orelha’ será assinada pelo senador Paulo Bauer (PSDB).

Ponto Final

O delegado de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal, Fábio Scliar, virou a nova estrela da corporação, de tanto que aparece para qualquer tipo de assunto.


Encontrou algum erro? Entre em contato