Saúde em foco

Tratamento do glaucoma: a polêmica continua na Câmara

Líder do governo diz que município garante a continuidade na distribuição do colírio
Por Câmara de Maceió 20/03/2012 - 12:15

ACESSIBILIDADE

Tratamento do glaucoma: a polêmica continua na Câmara

O líder do governo na Câmara Municipal de Maceió, vereador Sílvio Camelo (PV), declarou, durante a sessão ordinária ocorrida hoje (20), que a Secretaria Municipal de Saúde garantiu a continuidade do tratamento de pacientes portadores do glaucoma.

A afirmação de Camelo é referente à notícia de que a rede pública de Alagoas terá suspenso o tratamento do glaucoma, devido a denúncia de um suposto desvio de verbas federais.

“Conversei com o secretário de saúde, Adeílson Loureiro, que juntamente com os prestadores de serviços, afirmaram que a distribuição do colírio para o tratamento do glaucoma seja regularizada. O município chama para si a responsabilidade, entendendo que os cerca de 25 mil alagoanos que sofrem com a doença não sejam prejudicados. Afinal é um tratamento que não pode ser interrompido”, frisou Sílvio Camelo.

A sessão da Câmara foi presidida pelo vice-presidente, vereador Francisco Holanda (PP), pois o presidente da Casa de Mário Guimarães, Galba Novaes (PRB), encontra-se em Brasília, representando o Poder Legislativo de Maceió, numa audiência na Caixa Econômica Federal.

A vereadora Heloísa Helena (PSOL) destacou a importância da Campanha da Fraternidade 2012, com o tema “Saúde”, lançada ontem (19), pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante sessão conjunta entre a Assembléia Legislativa e a Câmara Municipal de Maceió.

“Essa campanha é de todos nós e não somente dos católicos. O apoio desta Casa deve ser feito com a aprovação de projetos, com o intuito de garantir ações concretas para a área da saúde. É inadmissível que não exista um tempo máximo de espera para exames, consultas e cirurgias eletivas nos hospitais”, salientou Heloisa Helena.

 

Vereador destaca inauguração de Avenida

O vereador Silvio Camelo destacou ainda a inauguração da Avenida Márcio Canuto, ocorrida na última sexta-feira (16). “A obra desafogou o trânsito na região, mas ainda passa por alguns ajustes que estão sendo realizados pelos técnicos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Parabenizo o prefeito Cícero Almeida e sua administração por esta e outras grandes obras que estão para ser entregues em alguns dias, a exemplo da Avenida Pierre Chalita. O que o município puder fazer para melhorar o trânsito de nossa capital, na medida do possível, está realizando”, destacou Camelo.

Ele enalteceu a homenagem feita ao jornalista Márcio Canuto, que tem representado muito bem Alagoas por todo o Brasil. Em aparte, o vereador Eduardo Canuto (PV) agradeceu a honraria concedida em vida ao seu irmão. “Perdemos nosso pai aos 13 anos e sempre tivemos a palavra forte e experiente do Márcio, que é o irmão mais velho. Quero que todos saibam que a prefeitura de Maceió homenageia uma pessoa que toda a família sente orgulho”, declarou Eduardo.

A vereadora Silvânia Barbosa (PPS) cobrou em plenário as respostas dos requerimentos - encaminhados por ela, direcionados ao secretário municipal de Infraestrutura de Maceió, Mozart Amaral. De acordo a vereadora, é uma série de requerimentos cobrando ações em vias públicas como saneamento, calçamento e outras pequenas obras.

O líder do governo, Sílvio Camelo, disse que os requerimentos encaminhados à Prefeitura Municipal de Maceió por vereadores são respondidos conforme "a medida do possível". Ela cita inclusive uma cobrança de Silvânia Barbosa em relação a recuperação da Praça da Faculdade. "As obras vão iniciar em breve e a recuperação será feita", explicou o líder do governo.

O vereador Marcelo Malta (PCdoB) lembrou a sessão ocorrida ontem (19), em homenagem aos 90 anos do Partido Comunista do Brasil. “Foi um evento muito emocionante, onde entregamos o Título de Cidadão Honorário ao deputado estadual do PCdoB por Pernambuco, Luciano Siqueira, e à dirigente do partido em Alagoas, Maria Ivone Loureiro”, disse Malta.

Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram o pedido de licença médica por 30 dias, apresentado pela vereadora Tereza Nelma. Ela informou que está em São Paulo, onde fará uma cirurgia e, em paralelo, realizará uma série de exames.

Num momento de descontração, os edis rasgaram elogios à iniciativa do vereador Marcelo Gouveia de conceder ao vereador Francisco Holanda, o título de cidadão honorário de Maceió. Muitos dos vereadores nem sabiam que Holanda não é maceioense. Ele é natural de União dos Palmares.

Além disso, o vereador Eduardo Canuto conversou com cada vereador presente à sessão para conseguir apoio aos projetos de sua autoria para concessão de títulos de cidadania. A pressa de Canuto se justifica pelo fato de ele ter de se afastar das atividades legislativas no final do mês, visto que o titular da vaga, Marcelo Palmeira, deverá retornar ao mandato.


Encontrou algum erro? Entre em contato