Alagoas, 21 de novembro de 2019 24º min 28º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
Guerra dos egos

Aliados contra Dilma

Partidos da base reclamam de postura dura de Dilma e Ideli, cobram liberação de emendas e falam em retaliar em votações, informa Leandro Mazzini na coluna Esplanada

Congresso em Foco

16/03/2012 12h12

Aliados contra Dilma

Insatisfação geral na base

 

Insatisfeitos com as posturas duronas da presidente Dilma Rousseff e da ministra Ideli Salvatti, das Relações Institucionais, parlamentares de partidos aliados e, reservadamente, até do PT, fizeram chegar a elas suas reclamações. Há semanas deputados e senadores têm dito à meia boca, nos salões do Congresso, que elas exageram na dose e no trato. “Ela (Dilma) acha que somos subordinados e o Congresso é um ministério”, diz um deputado do PMDB. O grupo suprapartidário não formalizou contestação, mas avisou através dos líderes que pode haver nova derrota no plenário.

O de sempre

Por trás da insatisfação geral, há a gritaria dos deputados pela liberação de emendas. Com o orçamento apertado, Ideli tem segurado todas elas.

A dois

O vice-presidente Michel Temer jantou na quarta-feira com o presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN). Qualquer ligação com a campanha em SP é pura verdade.

Recado de Lula

Cada vez mais aliados têm procurado o ex-presidente Lula para se aconselhar. Há uma semana, a um senador da base, Lula soltou, em provocação sobre os desmandos da ministra Ideli Salvatti, amiga a quem chama de Baixinha: “Ministro de Relações Institucionais tem prazo de 90 dias”. A frase ganhou os gabinetes e chegou ao Planalto.

Magoou

Os deputados Pedro Chaves, Sandro Mabel, Leandro Vilela e Iris Araújo, todos do PMDB de Goiás, pediram carona no avião presidencial ontem, na visita que Dilma Rousseff fez a Goiânia, e ela negou, por ser uma “viagem técnica”, e não política.

Coisas do Brasil

Completam-se 40 anos do fim da Guerrilha do Araguaia dia 12 de abril. E, por ironia do destino, um dos sobreviventes é hoje assessor especial do Ministério da Defesa, representante dos militares no governo: José Genoino, do PT paulista.

Curiosamente…

Só depois de quatro décadas o major Curió, algoz de muitos guerrilheiros do Araguaia, foi condenado pela Justiça esta semana.

Missão árdua

O novo líder do Governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), iniciou visitas individuais a senadores antes de fazer uma reunião com os líderes semana que vem.

 

UTI aérea

O Airbus da TAM do voo 3709, de 12h48, Brasília-São Paulo, voltou da pista ontem para o terminal porque um passageiro passou mal. Após socorro e retirada de bagagem, decolou uma hora depois. Com tempo fechado no destino, só aterrissou às 17h.

Penetra

O PMDB dá um pontapé hoje no ex-senador Wilson Santiago (PMDB-PB), que ainda no cargo conseguiu vaga no ParlaSul, do Mercosul. A reunião em Montevidéu é dia 13 e ele já marcou presença. O problema é que só quem tem mandato pode ocupar cadeira.

PP controlado

As duas últimas reuniões da bancada do PP na liderança da Câmara contaram com a presença do ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, alçado ao cargo com o apoio da maioria. Quem não deu as caras por lá até hoje foi o ex-ministro Mario Negromonte.

Troca na ANTT

Efeito da saída de Bernardo Figueiredo: o superintendente de Fiscalização da ANTT, João Ernani Antunes Costa, foi exonerado a pedido. Entra Nauber Nunes do Nascimento, especialista de carreira e ex-coordenador de Fiscalização no Rio.

Fim de folga

Depois de quatro meses, a Mesa Diretora da Câmara volta a se reunir na terça-feira. Somente a Primeira Secretaria tem na pauta 31 itens. 

Viola a jato

Vejam como o Sertanejo moderno dá dinheiro. O jovem cantor Gusttavo Lima fretou um Legacy 600, de 16 lugares, para sua turnê deste ano. Uns US$ 200 mil por mês.

Ponto Final

Ontem foi Dia Nacional do Consumidor. A coluna se solidariza com todos os que sofrem com as operadoras de telefonia e com a internet 3G falsificada.

 

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade