Medo Rubro

Dilma teme intensidade do Abril Vermelho

Leandro Mazzini informa, na Coluna Esplanada, que presidenta trocou ministro do Desenvolvimento Agrário informada da insatisfação dos sem-terra
Por Congresso em Foco 15/03/2012 - 12:24

ACESSIBILIDADE

Dilma teme intensidade do Abril Vermelho

Abril Vermelho acelerou troca de ministro
A presidente Dilma Rousseff agiu rápido. Teve informe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) de que o Abril Vermelho deste ano, a famigerada onda de ocupações do Movimento Rural dos Sem Terra (MST), seria mais forte que os ocorridos no governo Lula. A troca do ministro do Desenvolvimento Agrário freou o movimento, e a presidente agora ganha tempo para negociar com os sem-terra através do novo titular, Pepe Vargas. Foi um sinal claro do Palácio para que o MST contivesse os ânimos.

 

 

 

Aviso prévio
No Natal de 2011, a coluna antecipou que o MST, em cartão festivo, indicava que não daria trégua neste abril, e convocava os camponeses para a caminhada ‘ombro a ombro’.

 

 

 

Os infiltrados
Criticada por vários setores do governo por seus gastos secretos, a Abin atua discretamente, como é de sua missão, principalmente dentro dos movimentos sociais.

 

 

 



Conexão Brasília-SP
A liderança do Governo na Câmara continuará com um deputado do PT paulista, Arlindo Chinaglia, a despeito da “demissão” de Cândido Vaccarezza (PT-SP). É uma forma de fortalecer o partido por causa da eleição em São Paulo, reconhece um parlamentar. O PT voltou as cargas todas para o apoio ao candidato Fernando Haddad.

 

 

 

Conexão plenário
Caberá ao senador Gim Argello (PTB-DF) comandar as votações no plenário em nome da base governista. Ele será o vice-líder do governo, tão logo Eduardo Braga (PMDB-AM) assuma como líder.

 

 

 

Na fila
Do futuro líder do governo no Senado, senador Eduardo Braga, em contra-ataque aos que já o criticam por não pertencer ao grupo que dita as regras por ali: “Tenho 30 anos de política”.
 

 

 

 

Bate-boca
Foi tensa a conversa ontem de manhã, no gabinete da presidente Dilma, entre Vaccarezza e a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

 

 

 

Maratona
O ministro Aldo Rebelo, do Esporte, visita Teresina, no Piauí, numa maratona de encontros políticos e com esportistas na quinta e sexta.

 

 

 

Encontrão
A bancada do Nordeste promove hoje seu primeiro café da manhã do ano. Há um clima de expectativa com a presença da ministra Ideli Salvatti. Oficialmente, o encontro é para discutir a renegociação das dívidas dos agricultores e a fruticultura na região.

 

 

 

Vaivém
O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), presidente da CCJ, gostou da indicação de Eduardo Braga (PMDB-AM) para a liderança do governo: “Vai unir as duas alas” do Senado. Mas detestou a ideia de Renan Calheiros em dar o troco logo agora.

 

 

 

Hora errada
Em retaliação à presidente Dilma Rousseff, que tirou Romero Jucá (RR) da liderança, o líder do PMDB o anunciou ontem como relator do Orçamento da União para 2013, mal a presidente saíra do Congresso após solenidade.

 

 

 

Recado da foice
Na reunião do vice Michel Temer com deputados da base, sobre o Código Florestal, ele foi alertado de que São Paulo será o estado mais prejudicado se o texto não for mudado. Afetará principalmente os canaviais e plantações de todos os tipos às margens dos rios.

 

 

 

Ensaio
Pré-candidato à Prefeitura de Vitória, o ex-governador capixaba Paulo Hartung (PMDB) lança no Iate Clube o livro “Recortes”, compilação de suas palestras sobre economia.

 

 

 

Cerco
O MPF no Piauí denunciou Wilson Martins e Wellington Dias, atual e ex-governador, por improbidade. Eles destinaram a uma conta única toda a verba federal recebida. 

 

 

 

Ponto Final
O vice-presidente Michel Temer fez um silêncio ensurdecedor ontem no Senado.


Encontrou algum erro? Entre em contato