Que pena

Jucá diz que sai sem mágoas da liderança do governo no Senado

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse nesta terça (13), que deixará o posto sem mágoas e que recebeu "com naturalidade"
Por Do G1, em Brasília 13/03/2012 - 13:04

ACESSIBILIDADE


O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse nesta terça (13), que deixará o posto sem mágoas e que recebeu "com naturalidade" a decisão da presidente Dilma Rousseff de implantar um rodízio de parlamentares na liderança do governo no Senado e na Câmara.

Nesta terça, o deputado Cândido Vaccarezza também anunciou que sairá da liderança do governo na Câmara. Segundo afirmou, Dilma disse a ele que o motivo é a a implantação do rodízio. "Essa será a política a partir de agora", afirmou. Ainda não foi definido um substituto.

Jucá participou no Senado da solenidade de entrega dos prêmios Bertha Lutz a mulheres que se destacaram na defesa dos direitos femininos. A presidente Dilma, uma das agraciadas com o prêmio, discursou e disse que tem "uma equipe coesa" no governo.

"Não estou magoado, de forma nenhuma. Não estou magoado, não estou chateado. Eu acho que a mudança na política é natural. Os cargos políticos a gente ocupa e desocupa. Então, com muita tranquilidade, passo o cargo ao senador Eduardo Braga"

Na segunda, a liderança do PMDB no Senado informou que Jucá deixaria o cargo. De acordo com a assessoria do líder do partido na Casa, Renan Calheiros, o cargo deve ser ocupado pelo senador Eduardo Braga (PMDB-AM). O Palácio do Planalto ainda não oficializou a mudança.

"Eu faço votos de que o senador Eduardo Braga faça um grande trabalho. Vou ajudá-lo no que puder. Não saio magoado. Vou continuar ajudando o governo", declarou Jucá.

O senador diz ter recebido com "naturalidade" a decisão de Dilma de fazer um rodízio entre os líderes. Segundo ele, o rodizio de líderes "é uma ação que ela entendeu que ela deveria fazer e eu recebo com muita naturalidade, muita tranquilidade", afirmou.

"Não tem nada a ver com a votação da ANTT, a presidente me disse pessoalmente. Na verdade, a preocupação dela é muito mais da questão da unidade do partido e fazer o próprio rodízio, como está fazendo na Câmara também", declarou.

Jucá disse que agora cumprirá "outras missões". Segundo ele, o senador Renan Calheiros, líder do PMDB, irá indicá-lo para o posto de relator do orçamento da União de 2013.

"O senador Renan Calheiros está me indicando como relator do orçamento 2013. É uma tarefa também difícil, complicada, bastante trabalhosa, mas é uma tarefa que vai me ocupar agora durante todo o ano", afirmou.

Jucá disse esperar que a mudança na liderança unifique a base no Senado. "Eu espero [que essa mudança] possa unir a base e que a base possa continuar votando aqui e aprovando as matérias. Retirando a questão da ANTT, que foi uma questão especial, nós votamos e aprovamos todas as matérias do governo aqui no Senado. Portanto, espero que isso continue", afirmou.

Eduardo Braga, apontado como o novo líder do governo no Senado, evitou comentar sua indicação ao cargo. "Eu não falarei enquanto a presidenta Dilma não se manifestar sobre o tema. Eu só vou falar sobre esse tema após a presidenta [anunciar as mudanças]", disse.


Encontrou algum erro? Entre em contato