Entrevista

Adriano Soares diz que infraestrutura das escolas será seu maior desafio

Depois de seis meses à frente da pasta, secretário contabiliza avanços e aponta ações para modernizar a gestão educacional em Alagoas já a partir de 2012
Por Agência Alagoas 02/01/2012 - 11:19

ACESSIBILIDADE

Adriano Soares diz que infraestrutura das escolas será seu maior desafio

Mudar os índices da Educação pública estadual tem sido uma das principais metas do secretário de Estado da Educação e do Esporte, Adriano Soares, desde que assumiu a pasta em junho de 2011. Nesta entrevista à Agência Alagoas, o jurista, ex-juiz, ex-procurador e ex-secretário de Estado da Gestão Pública fala de uma gestão marcada por desafios e muito trabalho. Ele relata a experiência adquirida na vida pública ao longo dos últimos 15 anos e destaca a importância de trabalhar com planejamento, apontando os investimentos em infraestrutura e tecnologia como essenciais para converter a Educação pública na porta de entrada para a inclusão social de milhares de alagoanos.

Agência Alagoas – Qual é o balanço que o Sr. faz destes seis meses à frente de uma das pastas mais emblemáticas do Executivo?

Adriano Soares: Tivemos o compromisso de pensar a estrutura da Educação no que se referia à gestão. A SEE tem um forte e importante lado pedagógico, mas precisávamos atentar para a área de gestão. Assim, desde a minha chegada, temos atuado em duas frentes: atender às necessidades e dificuldades imediatas da rede e também fazer um planejamento sério, com metas a serem cumpridas. Têm sido meses de muito aprendizado, muitas dificuldades. Não foram seis meses fáceis, entretanto, foram seis meses ricos. A experiência que venho adquirindo ao longo da vida pública, em que ingressei ainda muito jovem, tem sido aprimorada neste novo desafio. E olhe que não têm sido poucos.

A.A. – Na sua opinião, qual foi o maior desafio?

A.S. – As escolas são as peças fundamentais da Educação. É ali que estão os alunos, os professores, os servidores. É ali que a Educação deve ser aprofundada. No entanto, se esta escola não oferecer uma infraestrutura com segurança, essa Educação não funciona. Portanto, nosso maior desafio neste ano que está se encerrando e para o ano que vem é relativo à infraestrutura. Por isso, vamos investir 40 milhões de reais na reforma de 163 unidades em caráter de urgência e teremos todo o restante da rede reformado até o final de 2012.

A.A. – O Sr. chegou à pasta falando sobre a importância da gestão. Essa continua sendo uma palavra de ordem para a SEE em 2012?

A.S. – Gestão é uma palavra fundamental, pois, para obtermos o nosso principal objetivo, que é a melhoria dos índices educacionais de Alagoas, é preciso dar à secretaria uma estrutura disciplinada e organizada voltada para resultados concretos. Por isso, a gestão tem sido um de nossos principais investimentos.

A.A. – Além das reformas, quais ações estão previstas para 2012?

A.S.: Vamos trabalhar um projeto de gestão nas escolas, trabalhar com metas e resultados, incentivar a meritocracia e fortalecer o aprendizado, dando as condições objetivas para que possamos avaliar os alunos e melhorar as condições de trabalho dos professores. Outro investimento importante será a informatização das nossas escolas, que já começa este mês com a pré-matrícula online para os alunos novatos em Maceió. Este é o primeiro passo que será seguido da virtualização do processo de gestão escolar, de forma que possamos acompanhar em tempo real o desempenho do aluno, saber quais são as suas necessidades e como devemos agir para promover avanços em sua aprendizagem. Estas ações avançam: teremos identificação e frequência dos alunos por biometria e em pouco tempo, já poderemos acessar os dados das escolas da rede pública em qualquer dispositivo conectado à internet, até de um celular. Este é um sonho possível e que irá se tornar realidade em breve. Temos trabalhado duro e com muita dedicação para concretizar os caminhos para a melhoria do ensino e da Educação de Alagoas.

A.A. – O Sr. chegou à SEE em meio a uma negociação salarial. Como tem sido sua relação com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação, o Sinteal?

A.S. – Temos uma relação muito respeitosa, onde cada um cumpre o seu papel, busca o melhor para a Educação de Alagoas. Ouvir as suas críticas e demandas faz parte do processo democrático, pois se trata de um órgão que representa uma categoria muito grande e muito forte em nosso Estado.

A.A. – O que a SEE tem feito em prol do seu servidor?

A.S. – Quando chegamos, pudemos detectar como os nossos trabalhadores entendem de Educação. É um corpo técnico fantástico. Assim, temos buscado investir na melhoria da qualidade de vida deste servidor, que faz a Educação de Alagoas funcionar. Temos avançado bastante e, por meio do nosso Núcleo de Qualidade de Vida, temos promovido muitas ações que buscam valorizar o servidor, fazendo com ele se sinta feliz e estimulado no seu dia a dia de trabalho. Ao longo de 2011, empreendemos muitas atividades voltadas ao bem-estar físico, de forma a incutir no nosso servidor hábitos saudáveis e uma cultura de prevenção de doenças. No caso dos servidores que se encontram com problemas de saúde, o nosso Núcleo de Qualidade de Vida também presta orientações, encaminhando-os para o tratamento necessário. Além disso, vamos incentivar os inúmeros talentos que temos aqui na Secretaria. Para 2012, uma das nossas primeiras medidas neste sentido será a formação do nosso coral.


Encontrou algum erro? Entre em contato