Em junho

Alagoas sediará Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde

Evento conta com a presença do ministro Alexandre Padilha e municípios de todo o país
Por Agência Alagoas 24/01/2012 - 07:43

ACESSIBILIDADE

Alagoas sediará Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde

Durante a tarde desta quinta-feira (23), o governador Teotonio Vilela Filho recebeu, em seu gabinete, representantes do Conselho Nacional das Secretárias Municipais de Saúde (Conasens) e da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Ao lado do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, o governador obteve informações sobre a edição 2012 do Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde.

O encontro será realizado em Alagoas, entre os dias 11 e 14 de junho, com a presença de 5 mil secretários e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Durante a reunião, Teotonio Vilela falou sobre a realização de eventos no Estado e sobre a importância do debate sobre saúde pública.

“Temos dado todo o apoio na realização de congressos e convenções em Alagoas. É uma alegria receber este evento nacional, e dialogar com instituições como Conasens. Este congresso vai ser muito importante para discutir políticas públicas de saúde. Em breve estarei com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e falarei com ele sobre o congresso, para que saiba da nossa disposição em receber este evento”.

O congresso contará com palestras, oficinas e debates. Serão apresentadas experiências exitosas em outros estados, e também será discutida uma agenda comum para o setor, com a confecção de um documento de definições e demandas para os futuros rumos das políticas nacionais de saúde, inclusive, com uma agenda de pleitos para Alagoas.

Segundo o presidente do Conasens e secretário municipal de saúde de Maringá (PR), Antonio Figueiredo Nardi, nesta quinta-feira, os prefeitos de municípios da zona da mata alagoana assinaram uma carta de intenções para a realização de um consórcio para serviços de saúde de média complexidade, seguindo modelo implantado em Maringá.

Segundo o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), Pedro Madeiro, representantes dos municípios vão até Maringá para conhecer melhor o modelo implantado.

O consórcio deve beneficiar os municípios de Quebrangulo, Paulo Jacinto, Chã Preta, Mar Vermelho, Pindoba, Cajueiro, Capela, Atalaia e Maribondo.

Também estiveram presentes na reunião, o presidente da AMA e prefeito de Cajueiro, Palmery Neto, o secretário Adjunto de Saúde de Maceió, André Born, e o prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima.


Encontrou algum erro? Entre em contato