Parceria

Segurança em Alagoas é prioridade para o Governo Federal

Secretaria Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e comitiva do Ministério da Justiça conheceram a estrutura organizacional da segurança pública em Alagoas
Por Agência Alagoas 06/01/2012 - 09:42

ACESSIBILIDADE

Segurança em Alagoas é prioridade para o Governo Federal

O governador Teotonio Vilela Filho e o secretário de Estado de Defesa Social, Dário Cesar, receberam nesta quinta-feira (5) a secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça, Regina Miki. A secretária veio com comitiva para conhecer a estrutura organizacional da segurança pública em Alagoas, projetos em desenvolvimento e ações focadas na redução de homicídios.

Na ocasião, o governador apresentou as ações desenvolvidas pelo Estado e explicou que, em Alagoas, o Governo do Estado não interfere mais na segurança pública. “Aqui a polícia é respeitada e tem autonomia para fazer o seu trabalho. Não misturamos polícia com política, como foi feito no passado”, garantiu Teotonio.

A secretária Regina Miki parabenizou o governador pela postura e ações desenvolvidas pelo Governo. “Temos o mesmo alinhamento conceitual quanto à segurança pública e isso nos dá muita liberdade e nos agrada muito trabalhar aqui”, explicou. De acordo com Miki, o objetivo dessa visita técnica é apontar soluções conjuntas para o problema da violência no Estado.

“O foco da Senasp hoje, sem dúvida nenhuma, é Alagoas. Entendemos a situação do Estado e temos objetivos em comum com o Governo do Estado”, afirmou.

O secretário Dário Cesar apresentou também programas do Governo usados para reduzir a vulnerabilidade de famílias de baixa renda, como o Qualifica Alagoas, destinado à qualificação de reeducandos e dependentes químicos de acordo com as demandas do mercado.

Também foram apresentadas as bases de polícias comunitárias que fazem pesquisa ativa nas famílias, identificando problemas como desemprego, evasão escolar, uso de drogas e problemas de saúde na família e encaminham para as secretarias correspondentes. Além da unificação das bases de informações entre as polícias e o Instituto Médico Legal. “Temos implantado aqui experiências exitosas de outros Estados, adaptando-as à nossa realidade”, explicou Dário Cesar.

Durante toda a tarde desta quinta-feira e o dia de sexta-feira (6), os técnicos da Secretaria Nacional de Segurança Pública participam de reuniões temáticas no Hotel Ponta Verde e visita técnica na Base Comunitária de Segurança (jacintinho) e Programa Ronda Cidadã.

Além da secretária Regina Miki, participam da comitiva técnica o diretor do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública, Major Aragon; a Diretora do Departamento de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública, Isabel Figueiredo; a coordenadora Geral do Planejamento Estratégico e Projetos Especiais, Cátia Emmanuelli e o assessor do gabinete e de imprensa da Senasp, Marcelo Oliveira.

 Da comitiva estadual além do secretário Dário Cesar, o secretário adjunto de Defesa Social, Paulo Cerqueira; a delegada geral de Polícia Civil, Luci Mônica; o comandante da Polícia Militar, Luciano Silva; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Gláucio e o diretor geral da Perícia Oficial, Roberto Liberato.


Encontrou algum erro? Entre em contato