Ovelha negra

Acusado de trocar ovelhas por votos, Téo será julgado 3ª-feira

Se condenado, Vilela perderá mandato; denúncia de Lessa acusa Téo e Nonô por crime eleitoral praticado às vésperas da última eleição
Por 08/12/2011 - 13:02

ACESSIBILIDADE


Alagoas viverá um dia de tensão e expectativa nessa terça-feira 13 quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgará o governador Téo Vilela e  seu vice Thomaz Nonô por abuso de poder econômico, prática que caracteriza crime eleitoral. A denúncia contra Vilela foi ajuizada por Ronaldo Lessa, candidato derrotado na última eleição e que agora quer voltar ao governo pela via do tapetão. Lessa acusa o governador e seu vice pela distribuição de 1.600 ovelhas a produtores rurais do Agreste e Sertão do Estado nos meses de agosto e setembro de 2010, às vésperas da eleição, através do programa “Alagoas mais ovinos”.

Esse processo já foi julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, que considerou a denúncia improcedente. A decisão dos membros do TRE-AL teve respaldo no parecer do Procurador Regional Eleitoral, Rodrigo Tenório, que não viu crime eleitoral na distribuição das ovelhas. Mas os advogados de Lessa recorreram da decisão e o caso foi parar no TSE, onde obteve parecer da vice-procuradora-geral Eleitoral, Sandra Cureau, favorável a cassação do governador e de seu vice.

Segundo Cureau, o programa “Alagoas mais ovinos” foi usado com evidentes fins eleitoreiros, sem previsão legal, com o objetivo de favorecer o então governador, candidato à reeleição e seu vice, mediante a distribuição gratuita dos animais, custeada pelo poder público. 

LEIA MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JORNAL EXTRA - SEXTA-FEIRA NAS BANCAS


Encontrou algum erro? Entre em contato