Após PSD

Tucanos adotam discurso de oposição a Kassab em debate em SP

É o primeiro de quatro encontros que o partido pretende realizar na capital antes de realizar as prévias
Por Estadão.com.br 29/11/2011 - 10:18

ACESSIBILIDADE

Tucanos adotam discurso de oposição a Kassab em debate em SP

O debate entre os quatro pré-candidatos do PSDB à Prefeitura de São Paulo foi pontuado por críticas à gestão do prefeito Gilberto Kassab. O encontro, o primeiro de quatro que o partido pretende realizar na capital antes de realizar as prévias do partido, reuniu os secretários estaduais de Energia, José Aníbal, Meio Ambiente, Bruno Covas, e Cultura, Andrea Matarazzo, além do deputado federal Ricardo Tripoli. Os quatro defenderam a realização das prévias.

 

As críticas mais incisivas à gestão Kassab, da qual o PSDB também faz parte, partiram principalmente de Bruno Covas. No discurso mais duro da noite, mas sem citar Kassab, Covas criticou a ausência de teatros e opções de lazer, além do déficit de creches nas periferias de São Paulo – reclamações que constam de um documento entregue por militantes tucanos da zona norte. Ele criticou ainda quem está trabalhando contra uma possível candidatura tucana. “Aqueles que estão perto das benesses oficiais, mas longe do pulsar das ruas, estão tentando trabalhar contra, mas não vão conseguir”, disse. Ele afirmou ainda que a política de seu partido não deve ser higienista, de chegar com a mangueira para tirar o povo das calçadas.

 

Já José Aníbal defendeu que as subprefeituras tenham mais poder e criticou que as subprefeituras tenham sido transformadas em meras “zeladorias”. “É impossível administrar São Paulo como se fosse o Anhangabaú”, disse. Segundo ele, um dos principais problema é a “lerdeza” para atender as demandas da população.

 

Matarazzo, como Tripoli,  pediu melhoras no trânsito. Mas o primeiro foi mais incisivo, ao dizer que é preciso melhorar o transporte público e enfrentar as empresas de ônibus. Disse também que a Lei Cidade Limpa precisa voltar a ser aplicada com rigor e que os bingos devem ser combatidos. Criticou ainda o serviço funerário da cidade.

 

Embora tenha apontado problemas da cidade, Tripoli evitou críticas diretas à gestão Kassab. Ele ressaltou o fato de que os pré-candidatos iniciaram o processo de forma ‘desacreditada’. “Falavam que não devíamos visitar os diretórios, que estávamos na contramão da história. Quem está na contramão da história é o nosso adversário, que tirou da disputa quatro candidatos para impor um candidato que sequer conhece o Itaim Paulista, conhece o Itaim Bibi”, disse, referindo-se ao pré-candidato petista e ministro da Educação, Fernando Haddad.

 

Prévias no PSDB

 

O processo de prévias é inédito para o partido. Há discussão dentro do próprio partido sobre se o PSDB deveria lançar candidato próprio ou apoiar um candidato de outra sigla – neste caso o favorito seria o vice-governador do Estado, Guilherme Afif Domingos, do PSD.

 

Na noite de domingo, 27, após duas horas de reunião entre o governador Geraldo Alckmin e os quatro pré-candidatos da sigla, foi anunciado que o PSDB terá candidato próprio e vai realizar prévias para escolher o nome que disputará a cadeira atualmente ocupada por Gilberto Kassab (PSD). “É natural que o PSDB queira aliança tendo a cabeça de chapa pela sua força e pela sua presença em São Paulo”, afirmou Alckmin. (COLABOROU BRUNO SIFFREDI)


Encontrou algum erro? Entre em contato