Câmara de Vereadores de Viçosa investe no Povoado Bananal

Por 21/09/2011 - 00:00

ACESSIBILIDADE


A vereadora Lúcia de Fátima Pimentel homenagia a terra em que nasceu, o antigo Engenho Bananal, atual povoado, com projetos já aprovados e li-berados pelo prefeito para as áreas de infraestrutura, saúde e educação. Uma promessa de campanha, que agora será concretizada. O primeiro é a construção da Praça Ilca Pimentel, homenagem a uma das maiores lideranças da comunidade, que faleceu recentemente, vitimada por um acidente automobilístico, onde também morreram sua prima e cunhada Gema Pimentel Passos, a sobri-nha Leandra Pimentel Passos Gomes e o marido Gutemberg Gomes.

Além da praça principal do povoado, a vereadora conseguiu a construção da Escola de Educação Infantil Professora Maroca Pimentel, pioneira na educação, formada na Escola Normal de Maceió no século XIX e que se constituiu no tronco da família Pimentel na região. Também será construída a Praça Selma Vital, homenageando uma verdadeira líder comuntária, falecida em 2010; o Estádio Jaime Vital, outro filho da terra, fundador do Bananal Atlético Clube e falecido em 2007, assim como a identificação das ruas, homenageando o capitão Cantidiano Vital; José Vital, professora Julita Pimentel; Antonio Pimentel Leite Passos, Marieta Pimentel, Antonio Pimentel Santos, José Pimentel Leite Passos e mais, o acesso prefeito José Pimentel, outro filho da terra, que construiu a estrada e a ponte.

O Clube Social do Bananal, construído em terras dos descendentes de Manoel Leite dos Passos e Ismênia Pimentel Leite Passos, será transformado em Clube Recreativo Leandra Pimentel Passos Gomes, homenageando uma das vítimas do acidente que abalou toda a família e amigos. Ela era presidente do clube e organizadora de eventos. Sua mãe, Gema Galgani Pimentel Passos, outra vítima, também será memorizada com o nome de rua no povoado.

No acesso ao Povoado Bananal, deverá ser construído um monumento ao fundador do engenho em 1853, o coronel Quintiliano Vital e o Campo Santo, onde estão os restos mortais dos integrantes da família, a homenagem ao Major Neco Vital, que doou parte de suas terras ao patrimônio da igreja.

Encontrou algum erro? Entre em contato