São Miguel: reinado de Nivaldo Jatobá chega ao fim

Por 25/08/2011 - 00:00

ACESSIBILIDADE


Mesmo com toda morosidade da Justiça, a prefeita de São Miguel dos Campos, Rosiane Santos (PMDB), foi cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por 4 votos a 3, na última terça-feira (16). O ex-deputado estadual, George Clemente (PSB), que foi o segundo colocado nas eleições 2008 no município, irá assumir o mandato de chefe do executivo local nas próximas semanas.

O fato do TSE entender que Rosiane Santos mantém união estável com ex-prefeito Nivaldo Jatob, já foi colocado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), em maio de 2009, que decidiu por unanimidade dos votos pela cassação do mandato da prefeita eleita de São Miguel dos Campos. O Tribunal julgou que a então prefeita mantém uma relação estável com o tesoureiro municipal e usineiro, Nivaldo Jatobá. Caracterizando o quarto mandato regido pelas mãos da família Jatobá, pois anteriormente Nivaldo tinha sido duas vezes prefeito da cidade.

O processo movido por George Clemente coube recurso ao TSE, mas não tramitará mais no Supremo Tribunal Federal (STF), como desejava Rosiane, pois com o nascimento do seu filho Nivaldo Jatobá Filho, e levando o mesmo nome do pai, o Tribunal Superior Eleitoral com base nesse argumento sentenciou pela cassação imediata do mandado da então prefeita, e a condução de Clemente ao cargo.

Rosiane Santos mantém uma vida em comum com o empresário, Nivaldo Jatobá, que é notória em toda cidade, o que caracteriza união estável, sob o mesmo teto. O casal se favoreceu da prática de não formalizar o casamento para se beneficiar politicamente, tudo para se perpetuar no poder, uma prática irregular. Há mais de duas décadas o usineiro comanda a mão de ferro a região.

A lentidão do TSE e pirotecnias dos advogados frustrou o anseio popular nas eleições de 2008. Tendo o direito de exercer quatro anos de mandato, George Clemente vai administrar o município por pouco mais de um ano e quem agiu de forma espúria durante todos esses anos ficará com o bônus da impunidade.

"A farra do ditador chega ao fim"


O presidente do Sindicato dos Servidores do município de São Miguel dos Campos, Aldo Sobreira, contou que a farra com o dinheiro público e a exploração do povo de São Miguel dos Campos chegou ao fim. Aldo contou que temendo a derrota no TSE, pessoas li-gadas à prefeita foram vistas na sede da prefeitura retirando documentos suspeitos.

"Eu estou apurando essas denúncias e vou fazer algumas inspeções desses documentos. Na próxima semana devo estar em Maceió relatando esse caso ao Ministério Público Esta-dual", revelou. O sindicalista já foi intimidado e ameaçado de morte inúmeras vezes por pessoas ligadas a Jatobá. "Eu sempre fui de encontro a esse sujeito e as coisas que ele faz. Jatobá sempre foi o prefeito de fato. A farra do ditador chega ao fim", enfatizou.

Aldo afirmou que manteve contato com assessoria do prefeito, que disse que o apoio do deputado federal João Lyra foi fundamental para essa vitória. "São Miguel vive um clima de festa e todos aguardam o sucesso administrativo do novo prefeito. Uma grande carreata foi realizada na cidade para comemorar."

Aldo Sobreira finalizou dizendo: "a maioria da população temia Jatobá. Agora é tempo de mudança. Vamos torcer para que o novo prefeito faça uma boa administração e que São Miguel dos Campos viva novos tempos."

Encontrou algum erro? Entre em contato