Vereadores cobram afastamento do prefeito de Palestina

Por 25/08/2011 - 00:00

ACESSIBILIDADE


O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Otávio Lessa, pediu na última semana a intervenção do município de Palestina, devido à falta de prestações de contas do chefe do exe-cutivo local, José Alcântara Júnior, junto à Corte de Contas. O exercício de 2010 não foi entregue e a votação do orçamento de 2011 ainda está emperrada na Câmara de Palestina.

Os vereadores de oposição da cidade, Cláudio da Silva Faleiro e Ronaldo Nicácio estão colhendo assinaturas para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os desmandos cometidos pelo prefeito, em seus dois mandatos. Dossiês já foram entregues ao Ministério Público Estadual denunciando o descaso da administração pública local.

Segundo a denúncia no MP, "as irregularidades são muitas. Tudo indica que se acredita na impunidade em razão do advento do instituto da prescrição nos vários processos criminais e de improbidade que se pode responder, face a morosidade da atuação das mais diversas entidades. Tanto é que as irregularidades não têm fim e há até deboche de quem daqui as combate."
Cláudio Faleiro e Ronaldo Nicácio disseram a reportagem do jornal Extra que o prefeito deve ser afastado o mais rápido possível, já que a farra com o di-nheiro público rola à solta na administração do prefeito José Alcântara Júnior. "Esperamos que justiça seja feita e que as autoridades competentes possam tomar as medidas cabidas contra os desmados de Júnior", acrescentou Cláudio.

A lista de crimes cometidos pelo prefeito contra o patrimônio público é extensa e de longas datas. De acordo com os vereadores Cláudio da Silva Faleiro e Ronaldo Nicácio uma série de aberrações fiscais vem acontecendo no município. Com base nos documentos enviados ao MP e o parecer prévio de inspeção da Corte de Contas foram constatados diversos atos ilícitos como: cheques devolvidos por insuficiência de fundo, fracionamento na aquisição de gêneros alimentícios, da merenda escolar e o não envio de documentos exigidos pela lei de responsabilidade fiscal ao Tribunal de Contas de AL.

Intervenção depende do governador Téo Vilela

O governador Téo Vilela (PSDB) deve decidir ainda este mês se vai intervir na prefeitura de Palestina. A interferência no município sertanejo foi pedida pelo TC, devido os indícios de corrupção na cidade.
Vale lembrar que essa ação é prerrogativa restrita de Vilela, mas em recentes declarações o governador adiantou que "uma intervenção seria algo de caráter drástico". Os abusos administrativos ainda pairam pelo ar de Palestina. Pela disposição de Vilela tudo deve continuar na mesma.

Encontrou algum erro? Entre em contato