Alagoas, 20 de junho de 2021 23º min 26º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
EVITAR FRAUDES

Banco Central lança sistema para devolução de valores no Pix

r7

09/06/2021 08h08

Mecanismo estará disponível a partir de 16 de novembro
Agência BrasilMecanismo estará disponível a partir de 16 de novembro

O Banco Central (BC) lançou um sistema para facilitar a devolução de valores transferidos pelo Pix, sistema de pagamentos instantâneos. A medida, que visa evitar fraudes, foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (9).

Chamado de Mecanismo Especial de Devolução, o mecanismo estará disponível a partir de 16 de novembro, data em que o Pix completa um ano de operações. De acordo com a publicação, a devolução dos recursos poderá ser feita pelo PSP (Prestador de Serviço de Pagamento) do usuário recebedor da transferência nos casos em que exista "conduta supostamente fraudulenta ou a falha operacional".

Os reembolsos dependem de prévia e expressa autorização do usuário recebedor que contemple, inclusive, a possibilidade de bloqueio dos recursos mantidos na conta transacional, em uma ou mais parcelas, até atingir o valor total da transação.

O registro, a exclusão, a portabilidade e a reivindicação de posse devem estar disponíveis para os usuários finais das 8h às 20h, no horário de Brasília, em todos os dias do ano. Fica, no entanto, permitida apenas uma solicitação de devolução para cada transação realizada.

A dinâmica atual dificulta o processo e aumenta o "tempo necessário para que o caso seja analisado e finalizado, reduzindo a eficácia das devoluções". Assim, caso uma pessoa verifique que houve uma fraude em sua conta, com transferência de valores para terceiros pelo Pix, ela poderá entrar em contato com seu banco, que poderá solicitar à instituição ligada ao recebedor a devolução do dinheiro.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade