Alagoas, 08 de maio de 2021 24º min 28º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
MAIS SAÚDE 2020

Alimentos saudáveis são cada vez mais procurados pelos consumidores

O Brasil está em quarto lugar no ranking global de consumo de alimentos saudáveis, um sinal de que as pessoas estão cada vez mais conscientes do quanto a alimentação impacta na saúde.

Assessoria

09/01/2020 12h12 - Atualizado em 09/01/2020 12h12

Brasil está a frente do ranking
DivulgaçãoBrasil está a frente do ranking

Uma das promessas mais comuns na chegada de um novo ano é ter uma alimentação mais saudável. Cada vez mais pessoas tem percebido o quanto a alimentação afeta na saúde como um todo, o que justifica o aumento da procura pelos alimentos saudáveis. A boa notícia é que com substituições simples esse objetivo vai sair do papel em 2020.

Não é difícil notar o quanto a consciência alimentar mudou os hábitos dos consumidores nos últimos anos. Se antes o folheto de um supermercado era repleto de doces e salgadinhos, hoje os itens com preços com desconto são os alimentos saudáveis. Em um encarte recente de ofertas do Atacadão, produtos como açúcar mascavo, óleo de coco, sal rosa do himalaia e bolachas de arroz ganharam destaque especial e valores promocionais para quem quer ter saúde e comprar mais barato.

Mas não é só nos encartes dos mercados que é possível notar essa mudança no perfil de compra. De acordo com a agência internacional de pesquisas Euromonitor, o Brasil está no 4º lugar no ranking global de consumo de alimentos saudáveis. Isso significa um movimento econômico na casa dos US$ 35 bilhões por ano neste segmento.

Toda essa procura fez com que a indústria passasse a desenvolver produtos para atender os consumidores. Somente no mercado nacional, o segmento cresceu 58,3% entre 2012 e 2017. Os principais itens do setor são alimentos plant based, com matéria-prima de origem vegetal, clean label, que tem o “pense verde” como conceito principal, e free from, que não conta com algum ingrediente, seja glúten, açúcar, aditivos químicos ou leite de vaca.

Mas será que faz diferença?


Quem afirma que a alimentação saudável impacta diretamente na qualidade de vida é a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o órgão, tudo o que ingerimos e bebemos pode afetar a forma como o corpo se recupera de infecções, além de ter relação direta com problemas graves de saúde, como a obesidade, doenças cardíacas, diabetes e vários tipos de câncer. Uma alimentação desequilibrada é tão prejudicial quanto o cigarro.

Sabendo disso, cabe ao consumidor fazer escolhas corretas para ter uma vida mais saudável. Entre as dicas da OMS para uma alimentação balanceada estão a variedade de alimentos no prato, a diminuição do consumo de sódio, a redução de gorduras ruins, a restrição da ingestão de açúcar e o corte do álcool em nível nocivo. Por mais simples que pareçam, esses hábitos fazem diferença para o rendimento corporal.

6 substituições inteligentes para uma alimentação saudável


Muitas vezes, o que falta para mudar o cardápio é conhecer qual alimento pode fazer uma substituição adequada e o motivo pelo qual essa troca é interessante. Para ajudar quem quer começar o ano novo com a saúde em dia, conheça 6 substituições inteligentes para ter uma alimentação saudável.

Vale lembrar que esses hábitos podem e devem ser aplicados em todas as refeições do seu dia. Para evitar “cair em tentação”, uma boa dica é levar uma marmita para o trabalho repleta de alimentos saudáveis. Dá até para fazer uma marmita sustentável. e demonstrar seu amor não só pela sua saúde, mas também seu amor pelo planeta. 

Pronto para mudar em 2020?

Fonte [1]: Folheto online Kimbino Atacadão. https://www.kimbino.com.br/atacadao/

Fonte [2]: Alimentos saudáveis estão entre as principais tendências do mercado. Estadão. https://emais.estadao.com.br/blogs/comida-de-verdade/alimentos-saudaveis-estao-entre-as-principais-tendencias-do-mercado/

Fonte [3]: Cinco dicas da OMS para você ter uma alimentação mais saudável em 2020. UOL. https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/12/29/cinco-dicas-da-oms-para-voce-ter-uma-alimentacao-mais-saudavel-em-2020.htm

Fonte [4] Dicas de ingredientes para uma marmita sustentável. Pitacos e Achados. https://pitacoseachados.com/2019/10/17/dicas-de-ingredientes-para-uma-marmita-sustentavel/

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade