Alagoas, 11 de dezembro de 2019 25º min 29º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
OPERAÇÃO EM SÃO PAULO

Quase 30 mil celulares da Xiaomi a caminho de Alagoas são apreendidos

Bruno Fernandes

03/12/2019 15h03 - Atualizado em 03/12/2019 16h04

Celulares da Xiaomi apreendidos durante operação em São Paulo
Foto: Flickr/Sefaz-SPCelulares da Xiaomi apreendidos durante operação em São Paulo

A Secretaria Estadual da Fazenda e Planejamento de São Paulo realizou uma megaoperação no dia 29 de novembro na qual apreendeu mais de R$ 3 milhões em produtos “com notas frias” a caminho de Alagoas. O balanço foi divulgado nesta terça-feira, 3.

Segundo o subcoordenador da administração da Secretaria da Fazenda de São Paulo, Vitor Manuel dos Santos Alves Junior, havia uma incidência muito alta de importadores de Rondônia e Alagoas.

"A mercadoria entrava pelo Sul do país, supostamente ia para Alagoas e depois voltava para São Paulo. Ao todo, mais de 30 mil produtos foram recolhidos" explicou durante entrevista ao site Tilt.

Para o subcoordenador, Alagoas era usada apenas para esquentar as notas durante a operação. "O fisco entendeu que essa operação não tinha lógica. Então fomos até essas empresas, 106 no total, para que elas comprovassem isso".

Vendedores do Mercado Livre foram os alvos

Os produtos foram apreendidos por sonegação de impostos, sendo exigida uma comprovação de que o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) pago pelas empresas.

Apesar de a maioria dos produtos ser da Xiaomi, a marca não era alvo das investigações. Vendedores do Mercado Livre foram o principal alvo, por oferecerem produtos importados a preço muitas vezes 50% mais baratos do que o da operação oficial da Xiaomi no país.

“Não tem um foco específico, mas a maior ocorrência de fraude envolve produtos dessa fabricante chinesa. A representante oficial no estado vende por um preço duas vezes maior do que o vendido nessas plataformas”.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade