Alagoas, 26 de janeiro de 2020 26º min 30º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
Política

Jefferson se despede de leitores em blog e diz que tentará manter contato

Na sexta (21), STF determinou que ex-deputado cumpra sua pena. Expectativa é que mandado de prisão saia nesta segunda-feira (24)

Do G1, em Brasília

24/02/2014 07h07

O ex-deputado e delator do mensalão, Roberto Jefferson, publicou neste domingo (23) um texto em seu blog em que se despede de seus leitores. Na sexta (21), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, determinou o cumprimento da pena de Jefferson, condenado a 7 anos e 14 dias no regime semiaberto. O mandado com a ordem judicial, segundo a assessoria do STF, deve chegar para a Polícia Federal nesta segunda (24).

“Até que a Justiça determine o meu status de preso, isto é, o que posso e o que não posso fazer, como escrever neste blog, por exemplo, a partir de hoje deixo vocês na companhia da minha equipe, que já trabalha comigo há anos e conhece meu sentimento em muitos assuntos, principalmente na Política, que neste ano eleitoral e de Copa do Mundo nos reserva muitas e variadas surpresas”, diz o texto, sob o título de “Força maior.”

Jefferson afirma ainda que vai tentar manter a comunicação com os leitores “dentro dos limites da lei.” “Vocês ficarão bem assistidos, não tenho dúvidas. Mas, tenham certeza de uma coisa: sempre que possível e dentro dos limites da lei, me comunicarei com vocês. Até breve”, conclui Jefferson no texto.

Passeio de moto
Mais cedo neste domingo, Jefferson deu um passeio de moto e, ao voltar a sua casa, em Levy Gasparian (RJ), declarou a jornalistas que está “desfrutando dos momentos finais” da sua liberdade.

O ex-deputado demorou três horas e meia no passeio. Ao retornar, foi abordado por um homem que lhe trazia uma doação de R$ 100. O doador disse que é de Cataguases (MG) e queria ajuda-lo a pagar a multa imposta pelo STF no julgamento, inicialmente calculada em R$ 720,8 mil.

Agentes da Polícia Federal continuam em frente a casa de Jefferson. Com a expectativa de que o mandado de prisão ficasse pronto, uma viatura havia chegado no início da manhã de sábado. Os policiais não seguiram Jefferson durante o passeio de moto. Também no sábado, Jefferson conversou com os agentes e disse que, se fosse necessário, eles poderiam imprimir o mandado na impressora de sua casa.

Prisão no semiaberto
Além de determinar a prisão de Jefferson, Joaquim Barbosa também negou que ele cumprisse a pena em casa. Condenado a 7 anos e 14 dias de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Jefferson alegou que precisa de cuidados médicos especiais porque ainda está em tratamento contra um câncer no pâncreas. Com a prisão domiciliar negada, ele vai ter que cumprir a pena no regime semiaberto.

Quando pediu para cumprir regime domiciliar, o ex-deputado informou ao Supremo que queria permanecer na cidade onde mora, o Rio de Janeiro. Em razão disso, Joaquim Barbosa pediu informações ao Tribunal de Justiça do Rio para saber se os presídios do estado tinham condições de receber o condenado em razão dos problemas de saúde. O tribunal respondeu que sim.

Jefferson será o 19º preso do processo do mensalão em presídios brasileiros. Dos 25 condenados, 20 tiveram prisão decretada, mas um deles, Henrique Pizzolato, fugiu para Itália. Ele está detido desde o dia 5 de fevereiro na Itália e o Brasil deverá pedir a extradição na semana que vem para que a pena seja cumprida em território brasileiro.

Outros três cumprem pena alternativa e dois aguardam resultado de recursos, mas não serão presos porque tiveram penas menores de quatro anos, quando é possível converter a punição em prestação de serviço ou pagamento de multa.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade