EM ALERTA

Vulcão capaz de gerar tsunami no Nordeste brasileiro entra em erupção

Por UOL com Correios 19/09/2021 - 12:12
Atualização: 19/09/2021 - 12:18

ACESSIBILIDADE


Após uma semana de alerta, o vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção nas Ilhas Canárias, no fim da manhã deste domingo (19). Por volta das 11h15 no Brasil e às 15h15 no horário local, as autoridades anunciaram o início da erupção.

Mais cedo, ainda neste domingo, o governo das Ilhas Canárias anunciou que o vulcão estava com "nível de atividade máximo". No entanto, apesar de ter assustado baianos na última semana, mesmo com a erupção, as chances de ocorrer um tsunami capaz de afetar a Bahia e a costa nordestina são baixas, segundo especialistas.

Neste domingo, a atividade sísmica foi intensificada, chegando a haver manifestações superficiais como ruídos e vibrações. Por isso, o governo das Ilhas Canárias recomendou que se intensifiquem as medidas remoção da população em risco. Pessoas com mobilidade reduzida foram evacuadas do local.

De acordo com o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, a erupção até o momento é de pequeno porte e não há qualquer alerta de tsunami.

O Cumbre Vieja não entra em erupção desde 1971 e voltou a ser notícia nesta semana, ao entrar em alerta amarelo. O vulcão ganhou destaque no Brasil, uma vez que seria o único que, em caso de erupção explosiva — nível mais alto de atividade vulcânica —, poderia ser capaz de gerar deslizamentos e provocar um tsunami, com força suficiente para chegar à costa brasileira. O risco desse cenário acontecer é baixo.


Encontrou algum erro? Entre em contato