INDONÉSIA

Resgate acha partes do avião e restos humanos no Mar de Java

Por R7 com Globo.com 10/01/2021 - 07:43
Atualização: 10/01/2021 - 08:07

ACESSIBILIDADE


As equipes de busca e resgate da Indonésia encontraram, nas primeiras horas deste domingo (10), partes da fuselagem do avião da Sriwijaya Air e restos humanos no local em que a aeronave se chocou contra o Mar de Java.

De acordo com a companhia aérea, o Boeing 737-500 que fazia o SJ182 levava 62 pessoas — seis tripulantes operacionais, seis tripulantes de reserva e 50 passageiros, incluindo sete crianças e três bebês. A aeronave ia da capital Jacarta para a cidade de Pontianak, na ilha de Bornéu, em uma viagem que levaria cerca de 1 hora e 10 minutos.

Cerca de 5 minutos depois da decolagem de Jacarta, o avião perdeu o contato com a torre e sumiu dos radares. No momento da interrupção da comunicação, o avião sobrevoava o Mar de Java. Ainda ontem, o diretor-presidente da companhia aérea indonésia Sriwijaya Air, Jefferson Jauwena, assegurou que a aeronave "estava com boa saúde".

O avião estava em operação havia 26 anos e oito meses. Pertenceu à antiga Continental Airlines, dos Estados Unidos, sendo incorporado à frota da United em 2010, após a fusão entre as duas empresas. Em 2012, o equipamento passou para a Sriwijaya Air.

As caixas-pretas do Boeing também foram localizadas hoje, segundo as autoridades do país. "Localizamos as caixas pretas, as duas", disse Soerjanto Tjahjanto, chefe do comitê de segurança, que faz parte do Ministério dos Transportes. "Os mergulhadores vão começar a procurá-las e espero que não demore muito para que as encontrem", afirmou.

Também neste domingo, a polícia de Jacarta confirmou que partes de pertences e de corpos foram encontrados na áreas onde os últimos sinais do voo haviam sido emitidos. "Esta manhã recebemos duas malas, uma com os pertences dos passageiros e a outra com partes de corpos", disse o porta-voz da polícia de Jacarta, Yusri Yunus, à Metro TV. A polícia "está trabalhando para identificá-los", acrescentou.

Navios de resgate, Exército, helicópteros e mergulhadores trabalham em busca de sobreviventes. Os materiais que são encontrados estão sendo levados para para um posto de primeiros socorros no porto principal de Jacarta.


Encontrou algum erro? Entre em contato