CIÊNCIA

NASA anuncia descoberta de água na superfície da Lua

Por Com Agências 26/10/2020 - 15:14

ACESSIBILIDADE


Em anúncio realizado no início da tarde desta segunda-feira, 26, a NASA revelou que, utilizando o Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy (SOFIA), detectou a presença de água distribuída em uma cratera lunar exposta ao Sol, a Clavius. A descoberta pode auxiliar em missões e, também, na procura pelo elemento em outros locais do Universo. 

Devido ao baixo nível de gravidade existente no satélite natural da Terra, imaginava-se que, além da substância em estado sólido, o astro não teria capacidade de reter moléculas isoladas ou mesmo formas líquidas, que se espalhariam facilmente por áreas além dele. Tal fato tornaria inviável a exploração do recurso, encontrado apenas em regiões inóspitas.

Estudos anteriores já tinham reportado a presença de água na superfície da Lua, sobretudo nas proximidades do polo sul lunar. No entanto, essas detecções foram baseadas em observações que não são capazes de diferenciar o H2O propriamente dito de outros compostos de oxigênio e hidrogênio presente em minerais.

Logo, apesar da pequena quantidade visualizada (uma concentração de 0,32 litro por metro cúbico) e da necessidade de análises aprofundadas para a compreensão de sua composição exata e de sua estabilidade, existe a esperança de que, no futuro, o espaço e o peso ocupados por estoques do tipo em naves sejam substituídos por itens tão importantes quanto ele.

Essas descobertas indicam que a água seria produzida na Lua por diferentes processos e armazenada na superfície das regiões polares nesses micro reservatórios de gelo.


Encontrou algum erro? Entre em contato