DOCUMENTÁRIO

Papa Francisco defende união civil entre homossexuais

Por Com Agências 21/10/2020 - 13:42
Atualização: 21/10/2020 - 13:58

ACESSIBILIDADE


O Papa Francisco afirmou, em um documentário que entra em cartaz nesta quarta-feira, 21, na Itália, que os homossexuais precisam ser protegidos por leis de união civil. Foi a forma mais clara que Francisco já usou para falar de direitos dos LGBTIs.

“Os homossexuais têm o direito de fazer parte da família. Eles são filhos de Deus e têm direito a uma família. Ninguém deve ser expulso ou miserável por causa disso”, disse o papa no filme Francesco, que é um documentário sobre a relação entre a Igreja Católica e membros da comunidade LGBT.


Esta é a primeira vez que o papa se pronuncia abertamente em favor da união civil homossexual. No passado, Francisco já havia pregado o respeitado aos gays, mas dito que o casamento entre pessoas do mesmo sexo não está “no desenho de Deus”.

A união civil é um conceito utilizado por alguns países como forma de reconhecer por lei a união entre pessoas do mesmo sexo. É diferente, porém, do casamento civil tradicional. Na maioria dos locais garante os mesmos direitos que um casamento, com exceção do título em si.

Segundo o "Corriere della Sera", o papa disse que "é preciso considerar casos diferentes e avaliar cada caso em particular".

O Vaticano então clarificou que Francisco falava de forma genérica e que as pessoas não deveriam interpretar as palavras do papa além do que elas dizem, segundo a RNS.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato