ALERTA

Em discurso na ONU, Papa Francisco cita ‘perigosa situação da Amazônia’

Por Com Agências 25/09/2020 - 15:22
Atualização: 25/09/2020 - 15:30

ACESSIBILIDADE


Papa Francisco citou nesta sexta-feira, 25, a "perigosa situação da Amazônia" e afirmou que a crise ambiental é ligada à social durante o seu discurso na 75ª assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

"Eu penso na perigosa situação da Amazônia e dos povos indígenas que vivem lá. Isso nos lembra que a crise ambiental é intimamente ligada à crise social e que o cuidado com o ambiente exige uma abordagem abrangente para lidar com a pobreza e combater a exclusão", declarou em discurso gravado previamente.

Neste ano, pela primeira vez na história da organização, a assembleia geral é virtual por causa da pandemia de Covid-19.

Em fala comovente, o papa também recordou o seu discurso de 2015. “Foi um momento de grande esperança e promessa para a comunidade internacional, às vésperas da adoção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Alguns meses depois, o Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas também foi adotado”. 

O papa Francisco, no entanto, criticou a comunidade internacional por não conseguir aplicar os compromissos acordados. “Nós precisamos ser honestos e admitir que, embora alguns progressos tenham sido feitos, a comunidade internacional não foi realmente capaz de cumprir as promessas feitas cinco anos atrás”, continuou.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato