IMIGRANTES E REFUGIADOS

Pior naufrágio do ano na costa da Líbia deixa ao menos 45 mortos

Por Reuters 20/08/2020 - 09:16

ACESSIBILIDADE


Pelo menos 45 imigrantes e refugiados africanos morreram no Mediterrâneo, no pior naufrágio na costa da Líbia este ano, afirmaram agências da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta quarta-feira, 19.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) e a Organização Internacional de Migração (OIM), em comunicado sobre o acidente, pediram mais capacidade de busca e resgate para responder aos apelos por socorro.


“Por volta de 37 sobreviventes, majoritariamente de Senegal, Mali, Chade e de Gana, foram resgatados por pescadores locais e detidos ao desembarcar”, disse o comunicado.

“Eles relataram aos funcionários da OIM que mais 45, incluindo cinco crianças, perderam suas vidas quando o motor do navio explodiu na costa de Zuara”, afirmou.

O naufrágio leva o total de mortes a pelo menos 302 este ano na rota de imigrantes que passa pela Líbia em direção à Europa, acrescentou o comunicado das agências da ONU.

Nos últimos meses, centenas de imigrantes foram parados em alto-mar e seus barcos foram enviados de volta à Líbia, apesar do risco de violência naquele país.

Com navios estatais da Líbia se responsabilizando pelos resgates, na ausência de um programa da União Europeia, mais de 7 mil pessoas retornaram à Líbia este ano.

A OIM e Acnur disseram que a Líbia não deve ser classificada como um porto seguro para imigrantes e que eles não deveriam desembarcar lá. As agências defendem um esquema alternativo para levar pessoas resgatadas ou interceptadas em alto-mar a lugares considerados seguros.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato