CORONAVÍRUS

Para OMS, vários países estão indo na direção errada na pandemia

Por Com Estadão Conteúdo 13/07/2020 - 15:02

ACESSIBILIDADE


O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, afirmou nesta segunda-feira, 13, que alguns países não têm aplicado as recomendações básicas de saúde para controle do coronavírus e que, caso essa situação continue, o quadro geral da pandemia piorará.

"Deixe-me ser direto: muitos países estão na direção errada. O vírus permanece como inimigo público número 1, mas a ação de muitas pessoas e governos não reflete isso", disse Tedros. "Se as medidas básicas não forem seguidas, a única direção que essa pandemia pode seguir é piorar, piorar e piorar".

O diretor-geral falou que no domingo, 12, 230 mil novos casos de covid-19 foram reportados à organização, sendo que 50% desses correspondiam a apenas dois países. Segundo dados da Universidade Johns Hopkins desta segunda-feira, já são mais de 12,9 milhões de infectados pelo coronavírus registrados no mundo.

Ele destacou que todo cidadão não deve deixar de seguir os princípios básicos: distanciamento social, higienização constante das mãos, uso de máscara, etiqueta respiratória e permanência em casa, se estiver doente. "Não tem atalhos nessa pandemia. Todos nós queremos uma vacina, mas precisamos usar as ferramentar que temos".

Tedros ainda disse que alguns países que tiveram um primeiro pico da doenças e agora reabrem a economia têm lutado com novas ondas de transmissão. Há muitas nações que veem agora ganhos anteriores na pandemia ser revertidos, ao não seguir as medidas comprovadas, afirmou. "Temos visto (em vários países) as alas hospitalares encherem novamente", advertiu o diretor-geral. "Se precisarmos caminhar de lockdown em lockdown, isso tem um impacto muito grande sobre as sociedades", disse.


Encontrou algum erro? Entre em contato