DECADÊNCIA

Família Odebrecht fica fora de lista de bilionários da Forbes

Por Redação com UOL 30/09/2019 - 11:12

ACESSIBILIDADE


A Família Odebrecht não tem nenhum representante na lista de bilionários brasileiros da Forbes em 2019. 

O fato é algo inédito em oito anos. Em 2018, a família Odebrecht apareceu na lista com patrimônio estimado em R$ 4,7 bilhões


Segundo o UOL, essa é primeira vez desde quando a revista ‘Forbes’ começou a publicar seu ranking anual de bilionários brasileiros, em 2012.

Escândalo de corrupção


No dia 8 de março de 2016, o então presidente da empreiteira, Marcelo Odebrecht, foi condenado a 19 anos e quatro meses de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa na Operação Lava Jato.

Na sentença de 234 páginas, o juiz Sérgio Moro destrincha os argumentos do MPF, das defesas dos executivos e as informações do Ministério Público suíço sobre contas controladas pela Odebrecht no exterior para concluir que Marcelo Odebrecht foi o ‘mandante’ dos crimes praticados pelo grupo empresarial.

Foram sentenciados com a mesma pena e pelos mesmos crimes no processo os executivos Márcio Faria e Rogério Araújo, ex-diretores da Odebrecht.

Também foram condenados os executivos César Ramos Rocha e Alexandrino Alencar, ligados à Odebrecht. Marcelo Odebrecht, Márcio Faria e Rogério Araújo estavam presos desde 19 de junho de 2015 quando foi deflagrada a Operação Erga Omnes, 14ª fase da Lava Jato.

Ao final de 2016, o grupo Odebrecht, que inclui a Braskem, assumiu diante das autoridades brasileiras e internacionais assumiu corrupção e pagamento de propinas a políticos de doze países, incluindo o Brasil. 

A Braskem, em Alagoas, sofre processo bilionário por causa da mineração da sal-gema que prejudicou milhares de famílias. 

Em 17 de abril de 2017, um juiz estadunidense sentenciou a Odebrecht a pagar 2,6 bilhões de dólares em multas em caso criminal de corrupção, assinando acordo entre a empresa e autoridades brasileiras, norte-americanas e suíças.


Encontrou algum erro? Entre em contato