PROCURA-SE

Caixas eletrônicos holandeses mostram alertas de crianças desaparecidas

Por Assessoria 19/06/2019 - 17:31

ACESSIBILIDADE


A Holanda é o primeiro país a compartilhar imagens de crianças desaparecidas através das telas dos caixas eletrônicos durante as operações financeiras. Os alertas estão sendo exibidos em mais de 300 terminais do país. As máquinas operadoras estão localizadas em vários aeroportos, incluindo Schiphol e Roterdã-Haia, grandes shoppings e nas proximidades das atrações turísticas mais populares.

Contadores automáticos compatíveis podem emitir dois tipos de avisos: um alerta de tipo Vermist, específico para holandeses, e um alerta AMBER (“AMBER Alert” - sistema de alerta de rapto de criança). O último é o mais conhecido mundialmente, usado quando se acredita que a vida de uma criança está em perigo imediato.

“Quando um Alerta AMBER ou Alerta Vermist Kind é emitido, precisamos da ajuda do público para encontrar a criança o mais rápido possível”, explica Izanne de Wit, chefe do departamento de pessoas desaparecidas da Polícia Holandesa.

"É por isso que estamos felizes que esses alertas agora também serão exibidos em caixas eletrônicos, adicionando à lista de meios que já temos", disse a especialista, em comunicado. "Compartilhar as informações da criança desaparecida nessas telas nos ajuda a expandir ainda mais nosso alcance." Completa Wit.

Além das fotos, a campanha oferece informações relevantes que podem ajudar no paradeiro da criança desaparecida. "Estamos muito satisfeitos com esta nova e inovadora parceria e esperamos que outros países sigam este grande exemplo", conclui Frank Hoen, fundador e presidente da AMBER Alert Europe. O sistema de Alerta AMBER foi criado no Texas, Estados Unidos, em 1996, depois do desaparecimento da menina “Amber” Hagerman, de 9 anos. Ela andava de bicicleta perto de sua casa quando foi sequestrada e assassinada. O caso continua sem solução. 

As informações do sistema são distribuídas através de estações de rádio e TV, mensagens de texto, TV a cabo, e-mail, sinais de condição de tráfego e outdoors eletrônicos. A comunicação também é feita pelo Google, Bing e Facebook. O Alerta Amber foi adotado por inúmeros países, incluindo Austrália, Canadá, Equador, Malásia e México. Na Europa, 20 países mantém o alerta ativo. Entre eles estão França, Bélgica, Alemanha, Grécia, Irlanda, Polônia, Portugal, Espanha, Suíça e Reino Unido.


Encontrou algum erro? Entre em contato