MEIO AMBIENTE

Canadá proibirá plásticos descartáveis a partir de 2021

Por Assessoria 19/06/2019 - 17:26

ACESSIBILIDADE


O governo do Canadá se une a uma lista crescente de nações que tomam medidas para reduzir o uso de plásticos descartáveis. O primeiro-ministro Justin Trudeau anunciou recentemente que, em dois anos, o país banirá totalmente os plásticos de uso único, ação que visa proteger o meio ambiente e os oceanos.Ainda serão definidos quais produtos entrarão na lista além dos mais comuns como sacolas plásticas, canudos, pratos e talheres descartáveis.

Provavelmente itens "que são apontados por evidências científicas e justificados" como embalagens e copos de isopor, palitos de sorvetes e até cotonetes vão ser vetados. Trudeau fez seu anúncio na Reserva Natural de Gault, nos arredores de Montreal. Ele observou que o Canadá recicla menos de 10% de seus plásticos descartáveis ​​e está a caminho de jogar fora US $ 11 bilhões desse material até 2030, a menos que as coisas mudem.


“Precisamos incluir todo o Canadá com essa decisão e é por isso que o governo federal está se baseando em evidências científicas para determinar quais plásticos de uso único serão eliminando a partir de 2021”, disse Trudeau. Ele revelou ainda que pretende seguir o modelo adotado pelo Parlamento da União Europeia, que aprovou, em março deste ano, a proibição do comércio e distribuição de descartáveis plásticos a partir de 2021. 

"Todos vocês ouviram as histórias e viram as fotos", disse Trudeau. “Para ser honesto, como pai é difícil tentar explicar isso para meus filhos. Como você explica as baleias mortas lavando as praias em todo o mundo, seus estômagos cheios de sacolas plásticas?”, continuou. “Como eu digo a eles que, contra todas as probabilidades, você encontrará plástico no ponto mais profundo do Oceano Pacífico?", completou. 

A título informativo, o Canadá possui mais de 150 mil milhas de costa marítima - a mais longo do mundo - e também detém um quarto da água doce do planeta. Além do Canadá, outros países como Chile, Peru, França, Nova Zelândia, Israel, Mumbai e Quênia já adotaram medidas mais rígidas para inibir o uso do plástico. Segundo relatório da ONU publicado no ano passado, mais de 60 nações impuseram proibições, multas ou impostos para reduzir os plásticos descartáveis. Seja através da proibição total ou criação de taxas sobre o comércio e distribuição de produtos fabricados com esse tipo de material, diversos governos estão mostrando que não há mais como fechar os olhos para o problema.


Encontrou algum erro? Entre em contato