AO SER PRESO

Ex-presidente do Peru morre após atirar contra a própria cabeça

Por UOL 17/04/2019 - 12:42
Atualização: 17/04/2019 - 15:24

ACESSIBILIDADE


O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta manhã depois de ter atirado contra a própria cabeça ao receber ordem de prisão da polícia, de acordo com o site do jornal El Comercio.

Ele era alvo de um pedido de prisão temporária, por dez dias. O ex-presidente era investigado por supostamente ter recebido propina da construtora Odebrecht, de acordo com o El Comercio.

García foi levado imediatamente ao hospital Casimiro Ulloa. Fontes médicas consultadas pela Agência Efe indicaram que o boletim divulgado após a internação cita traumatismo no lado direito da cabeça por ferimento causado por arma de fogo.

A ministra da Saúde peruana, Zulema Tomás, informou que o estado de saúde dele era delicado e que o político teve três paradas cardíacas.

"Vamos rezar a Deus para dar-lhe força", disse Erasmo Reyna, advogado de García, em comentários televisionados.

Ainda de acordo com o jornal El Comercio, a polícia chegou à casa dele, em Lima, às 6h25 (horário local). Ao ser avisado da prisão, García pediu para falar com seus advogados. Em seguida, os policiais ouviram o disparo, o encontraram ferido e o levaram para o hospital.

García foi presidente da nação entre 1985 e 1990 e novamente de 2006 a 2011. Como outros membros do alto escalão da América do Sul, ele foi envolvido no escândalo da Odebrecht e estava sob investigação por suspeita de recebimento de suborno da gigante de construção brasileira. Ele nega irregularidades.

"Como nenhum documento me menciona e nenhum indício nem evidência me inclui, resta a eles a especulação ou inventar intermediários. Jamais me vendi e está provado", publicou García no Twitter na manhã de ontem.


Encontrou algum erro? Entre em contato