NOTRE-DAME

Peritos avaliam o que restou da estrutura após 10 horas de incêndio

Por AFP 16/04/2019 - 08:07

ACESSIBILIDADE


O incêndio que arrasou parte da catedral de Notre-Dame, em Paris, foi controlado nesta terça-feira, 16, mas ainda persistem dúvidas sobre a resistência da estrutura deste símbolo da cultura europeia e testemunha da história da França – cujo governo começa a planejar a reconstrução do templo. 

O porta-voz do Corpo de Bombeiros de Paris, Gabriel Plus, anunciou que o incêndio foi totalmente apagado na manhã desta terça, no horário local, após quase 10 horas de combate às chamas. Segundo ele, a perícia já começou a trabalhar na catedral.

Plus detalhou um balanço material "dramático": segundo ele, todo o teto foi atingido, parte da abóbada caiu e "a flecha não existe mais". 

As duas torres emblemáticas permaneceram de pé, assim como a grande rosácea da fachada sul, mas uma porta parcialmente aberta permitiu observar uma pilha de escombros e algumas vigas no chão. O secretário de Estado francês do Interior, Laurent Nuñez, afirmou que a questão agora é "saber como vai resistir a estrutura".

Ainda não se sabe o que causou as chamas. Inicialmente, segundo informou o jornal francês Le Monde, o fogo teria se originado nos andaimes atualmente instalados na parte superior do prédio para trabalhos de restauração. Já de acordo com os bombeiros, em um primeiro momento, o incêndio estaria "potencialmente relacionado" às obras na edificação. 

Mais tarde, a corporação diria que o foco havia sido o recinto conhecido como "floresta", onde ficam as 1,3 mil vigas de carvalho que desde meados do século 13 sustentam o prédio – são sua "ossatura". Elas "seguram" um teto de chumbo que teve dois terços de sua superfície destruídos na segunda-feira. O emaranhado de madeira possui dimensões maiúsculas: mais de 100 metros de comprimento, 40 metros de largura no transepto (e 13 metros na nave), além de 10 metros de altura.


Encontrou algum erro? Entre em contato