Internacional

Manifestações são convocadas contra a proclamação do novo rei da Espanha

Por Agência Lusa 16/06/2014 - 10:52

ACESSIBILIDADE


Madri, A Corunha e capitais de província do País Basco são algumas das cidades espanholas que acolhem manifestações e protestos em defesa de um referendo sobre a monarquia. Nesta semana será a proclamação do novo rei espanhol, Felipe VI.

Uma das principais concentrações, em Madri – marcada para o meio-dia da próxima quinta-feira (19), dia da proclamação do novo rei, na Puerta del Sol, no centro da capital –, foi convocada pela Coordenadora Republicana de Madri, uma das organizações que tem se mobilizado nas últimas semanas em defesa de um referendo sobre o modelo de Estado.

Os responsáveis pela iniciativa pretendiam, inicialmente, realizar uma manifestação entre a Puerta del Sol e a Praça Netuno, próximo do Congresso de Deputados, mas o protesto não foi autorizado pelo governo devido às medidas de segurança para a proclamação.

Em comunicado, a organização critica que as autoridades não tenham proposto um trajeto alternativo, considerando que a decisão “nega o direito à manifestação em um momento político chave”.

Também para quinta-feira estão marcadas várias concentrações nas três capitais de província do País Basco, convocadas pela força nacionalista basca, EH Bildu, que contesta diretamente a proclamação de Felipe VI. O mesmo ocorre na cidade galega de A Corunha, onde a Comissão pela Recuperação da Memória Histórica (CRMH) convocou um protesto contra proclamação de Felipe VI, que conta com o apoio de várias organizações políticas, sindicais e sociais galegas.

Nas últimas semanas, vários protestos contra a monarquia e a favor de um referendo sobre o modelo de Estado têm sido registrados – o que é rejeitado pelas forças majoritárias no parlamento. Mais de 150 mil pessoas assinaram petições pela internet a favor de um debate parlamentar sobre o futuro modelo de Estado da Espanha e da realização de um referendo sobre a monarquia.

 

 

 

Fonte: Agência Lusa


Encontrou algum erro? Entre em contato