Interpol diz não ver sumiço de avião da Malásia como incidente terrorista

Por UOL 11/03/2014 - 09:48

ACESSIBILIDADE


O chefe da Interpol disse na terça-feira (11) que avalia que o desaparecimento do avião da Malaysia Airlines no fim de semana não foi um incidente terrorista.

"Quanto mais informações obtemos, mais inclinados estamos a concluir que não se trata de um incidente terrorista", disse o secretário-geral da Interpol, Ronald Noble.

O avião da Malaysia Airlines, um Boeing 777, desapareceu na madrugada de sábado (8) com 239 ocupantes, entre eles 227 passageiros e 12 tripulantes. 

ENTENDA O 'MISTÉRIO' EM 5 LINKS

O voo MH370 decolou de Kuala Lumpur às 0h41 locais (13h41 de Brasília da sexta-feira) e tinha previsão de chegada a Pequim cerca de seis horas mais tarde, mas desapareceu do radar uma hora depois da decolagem. 

Nesta terça, foram reveladas ainda as identidades dos dois passageiros que embarcaram no voo com passaportes roubados. Eles são os iranianos Delavar Seyed Mohammad Reza e Pouria Nour Mohammad Mehrdad e, segundo a Interpol, é "improvável" que tenham ligações com grupos terroristas.


Relembre os maiores acidentes aéreos dos últimos dez anos33 fotos

20 / 33
15.jan.2009 - Passageiros de voo da US Airways aguardam resgate nas asas de avião que teve que fazer um pouso forçado no rio Hudson, em Nova York, no dia 15 de janeiro de 2009. Todos os 150 passageiros e cinco tripulantes foram resgatados com vidaBrendan McDermid/Reuters

 

Segundo as investigações, eles viajaram do Irã para a Malásia com passaportes iranianos, fazendo a troca para os documentos falsos em Kuala Lumpur. Ambos tentavam migrar para a Alemanha, onde pretendiam pedir asilo político.  

Não foi esclarecida ainda a situação de cinco passageiros que fizeram o check-in mas não embarcaram.

Buscas ampliadas 

Na segunda-feira (10), as buscas pelo avião foram ampliadas em um raio de 100 km.

Agora, militares da Malásia acreditam ter rastreado o avião desaparecido com um radar no Estreito de Malaca, longe de onde havia feito o último contato com controladores de tráfego aéreo civil, disse à Reuters uma fonte militar.

O Estreito de Malaca, um dos canais com trânsito mais intenso de navios do mundo, fica localizado na costa oeste da Malásia.

No sábado, a companhia aérea informou que o voo havia feito último contato na cidade de Kota Bharu, na Malásia.

"Mudou o curso depois de Kota Bharu e tomou uma altitude mais baixa. Seguiu para o Estreito de Malaca", disse à Reuters a autoridade militar, que está a par das investigações. (Com agências de notícias)


Encontrou algum erro? Entre em contato