Internacional

Secretário americano se reunirá na Alemanha com oposição ucraniana

Manifestações tiveram início após Ucrânia ter desistido de acordo com UE. Oposição pró-europeia pressiona para derrubar presidente Yanukovitch
Por France Presse 31/01/2014 - 09:44

ACESSIBILIDADE


O secretário de Estado americano, John Kerry, vai se reunir com líderes da oposição daUcrânia, em paralelo à cúpula de segurança que acontece em Munique, na Alemanha, informou o governo dos Estados Unidos na quinta-feira (30).

No sábado à tarde, "ele [Kerry] terá a oportunidade de ter seu primeiro encontro com as principais figuras da oposição ucraniana", disse um funcionário do alto escalão do Departamento de Estado dos EUA, pouco antes de o secretário ter iniciado sua visita de três dias à Alemanha.

A onda de manifestações na Ucrânia teve início depois que o governo desistiu de assinar, em 21 de novembro do ano passado, um acordo de livre-comércio e associação política com a União Europeia (UE), alegando que decidiu buscar relações comerciais mais próximas com a Rússia.

Na quinta-feira, o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, acusou a oposição de "continuar envenenando a situação", mas reconheceu que as autoridades cometeram "erros" no país, imerso em uma grave crise política.


Encontrou algum erro? Entre em contato