Política

Obama diz que pode agir sem aval do Congresso em discurso anual

Presidente pediu aumento do salário mínimo e fim das desigualdades. Na fala do Estado da União, ele disse que vetará novas sanções ao Irã
Por Do G1, em São Paulo 29/01/2014 - 06:55

ACESSIBILIDADE


O presidente dos EUA, Barack Obama, pediu que o Congresso dos Estados Unidos ignore divisões e faça algo para melhorar as condições da classe média do país - ameaçando agir sozinho caso isso não aconteça -, durante seu discurso anual sobre o Estado da União, na madrugada desta quarta-feira (29) - horário de Brasília.

Falando diante de legisladores, juízes da Suprema Corte e convidados vips, Obama declarou sua "independência" do Congresso através da emissão de uma série de ordens executivas - um movimento que deve inflamar as já tensas relações entre o presidente democrata e os parlamentares republicanos. (Veja análise do discurso no vídeo abaixo). 

O presidente disse que 2014 pode ser um ano decisivo para o país, pois, "depois de cinco anos de coragem e esforço obstinado, os Estados Unidos estão mais bem posicionados para o século XXI do que qualquer outra nação do planeta."

"A questão para todos nesta Casa, que passam por todas as decisões que tomamos neste ano, é se vamos ajudar ou esconder o progresso. [...] Quando nossas diferenças fecham o governo ou ameaçam a fé plena e a confiança nos Estados Unidos - aí nós não estamos fazendo o melhor pelos americanos". "Devemos criar novos empregos, não novas crises", disse o presidente.

Os Estados Unidos "não ficam parados, e eu tampouco. Assim, não importa onde e quando, poderei dar passos sem legislação para expandir as oportunidades para mais famílias americanas, e é o que eu vou fazer",

O presidente também denunciou o crescimento das desigualdades nos últimos 30 anos nos EUA e reafirmou que a missão do governo é "reverter essas correntes". Para isso, o presidente democrata ofereceu uma série de propostas 'concretas e práticas' para acelerar o crescimento, fortalecer a classe média e construir novas escadas de ascensão para a classe média.

O presidente também pediu ao Congresso que aumente o salário mínimo federal, desafiando os legisladores a ajudar a reverter a profunda disparidade de renda no país. "Deem um aumento à América", disse Obama, que pediu um projeto de lei que eleve a base salarial em cerca de 40%.

Obama também disse que continuará a trabalhar pela redução da violência no país, apesar da falta de apoio do Congresso para as medidas de controle de armas que ele não conseguiu aprovar no ano passado. "Vi a coragem de parentes, estudantes, pastores e de policiais por todo o país que dizem 'não temos medo' e eu pretendo continuar tentando, com ou sem o Congresso, ajudar a acabar com o fato de mais tragédias atingirem americanos inocentes em nossos cinemas, shoppings ou escolas."

Energia

Obama defendeu a mudança para um tipo de energia mais "limpa".

"Estamos nos tornando líderes mundiais em [energia] solar, também ... Vamos continuar esse progresso com uma política fiscal mais inteligente que para de dar US$ 4 bilhões por ano para indústrias de combustíveis fósseis que não precisam, para que possamos investir mais em combustíveis do futuro que precisam", disse o presidente.
             
"A mudança climática é um fato. E, quando os filhos de nossos filhos nos olharem nos olhos e perguntarem se fizemos tudo o que podíamos para deixar um mundo mais seguro, um mundo mais estável, com novas fontes de energia, eu quero que sejamos capazes de dizer que sim, nós fizemos."

Mulheres
Obama disse que é uma "vergonha" que em 2014 as mulheres continuem ganhando US$ 0,77 por cada dólar recebido pelos homens e insistiu que elas merecem ganhar "o mesmo" por realizarem o mesmo trabalho.

Ele também falou que as mulheres "merecem a possibilidade de ter um filho sem sacrificar seu emprego" e uma mãe merece ter um dia livre para dar atenção a um filho doente ou a um pai doente sem que tenha problemas. "É hora de acabar com as políticas trabalhistas que parecem com as de um episódio de 'Mad Men'', afirmou Obama. "Tenho a firme convicção de que, quando as mulheres têm sucesso, os Estados Unidos têm sucesso", concluiu o presidente.

Espionagem
Obama reafirmou a promessa de reformar os programas de espionagem eletrônica da Agência de Segurança Nacional (NSA, sigla em inglês), mas sem mencionar Edward Snowden, o ex-técnico da agência que revelou essas práticas em 2013, gerando uma grande crise diplomática internacional e está asilado na Rússia.

"Trabalharei com o Congresso para reformar os programas de vigilância, porque o trabalho vital realizado pelos nossos serviços de inteligência depende da confiança pública, aqui e no exterior, sem violar a privacidade dos cidadãos comuns", disse.

Política externa
O presidente reiterou em seu discurso que irá vetar quaisquer novas sanções enviadas pelo Congresso e que poderão prejudicar os esforços diplomáticos com o Irã na questão nuclear. "Pelo bem da nossa segurança nacional, precisamos dar à diplomacia uma chance de sucesso."

O governo americano colocou a rede terrorista Al-Qaeda "no caminho da derrota", mas "sua ameaça evoluiu", e grupos correlatos plantam raízes em novos lugares do mundo, alertou o presidente. "No Iêmen, na Somália, no Iraque e em Mali, temos de continuar trabalhando com aliados para enfraquecer essas redes e torná-las inoperantes", declarou Obama.

Síria e Oriente Médio
Obama afirmou que seu país continuará trabalhando para que a Síria alcance "um futuro livre da ditadura, do terror e do medo" e para que o conflito no Oriente Médio termine com um Estado palestino independente e um "Estado judeu" em Israel que não duvide de sua aliança com Washington.

O democrata deixou claro que os Estados Unidos apoiam a oposição que rejeita a agenda das redes terroristas na Síria em guerra civil.

"Vamos continuar trabalhando com a comunidade internacional para oferecer o futuro que o povo sírio merece: um futuro sem ditaduras, terror e medo", destacou Obama.

Ucrânia
O presidente abordou ainda a situação na Ucrânia e apoiou os protestos pró-democracia que abalam o país. Ele defendeu que os manifestantes pró-europeis têm o direito de serem ouvidos sobre o futuro de seu país. "Na Ucrânia, defendemos o princípio de que a gente tenha o direito de se expressar livre e pacificamente, e que tenha a palavra para o futuro de seu país."

Obama disse que a prisão americana de Guantánamo, em Cuba, deve ser fechada neste ano. Ele não mencionou planos para o número de tropas no Afeganistão.

O discurso do Estado da União
A Constituição dos EUA (Artigo 1, Seção 3) requer que o presidente de tempos em tempos informe o Congresso sobre o Estado da União e recomende as medidas que ele julga serem necessárias e recomendáveis. Na mensagem, o presidente normalmente trata de questões, tanto domésticas quanto de política externa, que preocupam o país, apresenta uma agenda legislativa e sua visão do futuro da nação.

O discurso é proferido numa sessão conjunta das duas Casas do Congresso, que tem lugar no recinto da Câmara dos Deputados.


Encontrou algum erro? Entre em contato