Internacional

Violência no Iraque deixa 26 mortos

Casos foram registrados neste domingo. Número de mortos chega a 850 no mês de janeiro
Por France Presse 27/01/2014 - 06:39

ACESSIBILIDADE


Ao menos 26 pessoas morreram no domingo (26) como consequência da violência no Iraque, o que eleva a 850 o número de mortos desde o início de janeiro, informaram nesta segunda-feira (27) fontes médicas e de segurança.

Oito pessoas, incluindo seis soldados, morreram em ataques separados em Abu Ghraib, uma localidade sunita situada a oeste de Bagdá.

Na capital iraquiana, quatro pessoas, entre elas um ex-general do exército iraquiano, faleceram em uma série de ataques, enquanto em Kirkuk, uma cidade multiétnica no norte de Bagdá, as explosões de três carros-bomba deixaram quatro mortos.

Em Fallujah, uma cidade do oeste do Iraque que caiu no início de janeiro nas mãos dos insurgentes, entre eles combatentes ligados à Al-Qaeda, uma mãe e seus três filhos morreram em sua casa atingidos por um projétil, segundo um médico. Não está claro se era um disparo de artilharia ou de foguete.

Este balanço eleva a 850 o número de mortos desde janeiro, um número três vezes maior que o registrado no mesmo período de 2013.

Outros ataques foram registrados em Baquba e Mosul, no norte do país.

Vários soldados foram capturados no domingo perto de Fallujah, segundo testemunhas e imagens que foram aparentemente gravadas nas imediações desta cidade.

De acordo com testemunhas, combatentes contrários ao governo atacaram no domingo um posto do exército na periferia da cidade, a 60 km de Bagdá, e entre 5 e 22 soldados caíram nas mãos dos insurgentes.


Encontrou algum erro? Entre em contato