Internacional

União Europeia aprova operação militar na República Centro-Africana

Bloco pode enviar 500 soldados para garantir segurança em Bagui. França mantém ação em apoio a países africanos para conter violência
Por Do G1, com AFP 20/01/2014 - 10:21

ACESSIBILIDADE


Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) aprovaram nesta segunda-feira (20) uma operação militar sob a bandeira do bloco europeu na República Centro-Africana.

A missão seria em apoio às tropas francesas e africanas, que tentam vencer os rebeldes no país, informou uma fonte oficial.

A quantidade de soldados pode ser de quinhentos com a missão de garantir a segurança no aeroporto de Bangui e de seus arredores, onde 100 mil pessoas se refugiaram.

Para a ONU, a situação na República Centro-Africana reúne todos os elementos para que ocorra um genocídio. Cerca de 100 pessoas foram assassinadas e mais de 100 ficaram feridas na República Centro-Africana desde 5 de dezembro passado devido à violência intercomunitária, informou a Cruz Vermelha.

Desde 5 de dezembro, data do início da intervenção francesa, a Cruz Vermelha registrou em Bozum, no noroeste do país, 97 mortos, 107 feridos e 14 mil deslocados.

 


Encontrou algum erro? Entre em contato