Internacional

Conflito sírio provoca recorde de deslocamento, diz relatório da ONU

Cerca de 1 milhão de refugiados deixaram a Síria em seis meses. Agência da ONU divulgou dados referentes ao 1° semestre de 2013
Por Do G1, em São Paulo 20/12/2013 - 10:03

ACESSIBILIDADE


Um relatório divulgado nesta quinta-feira (19) pelo Acnur, Alto Comissariado da ONU para Refugiados, mostra que a guerra civil na Síria foi o evento que mais produziu novos deslocamentos humanos no primeiro semestre de 2013.

O estudo, intitulado “Mid-Year Trends 2013”, informa que a quantidade de deslocamentos forçados neste primeiros seis meses será uma das maiores da história, devido ao excepcional aumento de refugiados e deslocados internos causados por conflitos e perseguições.

Até o mês de junho, 5,9 milhões de pessoas foram forçadas a abandonar suas casas - 77% do total de 7,6 milhões em todo o ano de 2012.

Os conflitos na Síria, na República Centro-Africana e na República do Mali forçaram mais de 1,5 milhão de pessoas a se refugiarem em países vizinhos, segundo o Acnur.

Só a Síria concentra mais de dois terços deste número, cerca de 1 milhão de pessoas refugiadas registradas nesses seis meses. O deslocamento de pessoas na Síria é reflexo da guerra civil no país, que já provocou mais de 125 mil mortes e uma grave crise humanitária.

Entre janeiro e junho, segundo o relatório, a Síria foi responsável por 8 de 10 pessoas que se deslocaram no mundo. Além da população local, milhares de iraquianos que viviam no país também se deslocaram por conta da violência.

Paquistão ainda segue como o país com a maior população de refugiados, com cerca de 1,6 milhão de pessoas, mas a Síria passou a ocupar o segundo lugar, segundo o documento. Em 2012, eram cerca 729 mil refugiados sírios e em apenas seis meses, mais de 1 milhão.

O estudo também mostra que o aumento no número de novos refugiados no mundo já ultrapassou todo o ano de 2012. Até junho, 1,5 milhões de pessoas se refugiaram. No ano de 2012 todo, foi registrado 1,1 milhão.

Já em relação aos deslocamentos internos forçados, os primeiros seis meses de 2013 mostram um número alto em relação ao ano inteiro de 2012: 4 milhões de pessoas no primeiro semestre de 2013 contra 6,5 milhões em todo de 2012. Além disso, o Acnur relata que há mais de 450 mil solicitações de refúgio pendentes de análise em todo o mundo.


Encontrou algum erro? Entre em contato